VI­TÓ­RIA ES­MA­GA­DO­RA

Ali­son ‘Ma­mu­te’ e Bru­no Sch­midt ba­tem du­pla ita­li­a­na por 2 a 0 e ga­ran­tem o al­to do pó­dio no vô­lei de praia. Conquista faz Bra­sil igua­lar o nú­me­ro de ou­ros de Ate­nas-2004

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - PAU­LO BORGIA

Que dia pa­ra o Bra­sil nos Jo­gos Olím­pi­cos. Bron­ze pa­ra Isaquias na ca­no­a­gem, ou­ro com Mar­ti­ne e Kahe­na na ve­la e, pa­ra fe­char a noi­te, me­da­lha de ou­ro pa­ra Ali­son e Bru­no no vô­lei de praia, que ven­ceu por 2 a 0 a du­pla Lu­po e Ni­co­lai, da Itá­lia.

Foi um jo­go do­mi­na­do pe­lo Bra­sil. No pri­mei­ro set pre­do­mi­nou o bom emo­ci­o­nal bra­si­lei­ro. A Itá­lia saiu ven­cen­do e abriu uma di­fe­ren­ça no pla­car que che­gou a 5 a 1. Com cal­ma, Ali­son e Bru­no vi­ra­ram o pla­car e não saí­ram mais da fren­te, abrin­do van­ta­gem de con­for­to. Nos úl­ti­mos mo­men­tos a Itá­lia che­gou, mas o Bra­sil fe­chou em 21 a 19.

Na se­gun­da eta­pa a par­ti­da equi­li­bro mais. Ali­son er­rou mui­tos pas­ses e Bru­no te­ve di­fi­cul­da­des pa­ra pas­sar a bo­la pa­ra o ou­tro la­do. A mai­or par­te do tem­po os ita­li­a­nos ti­ve­ram cer­to con­for­to no pla­car, ge­ral­men­te com três pon­tos de van­ta­gem.

Na me­ta­de do set o Bra­sil em­pa­tou, com be­los blo­quei­os de Ali­son. A dis­pu­ta foi aper­ta­da até o úl­ti­mo mo­men­to, com em­pa­tes no pla­car e mui­ta ten­são na Are­na de Co­pa­ca­ba­na.

O Bra­sil virou qu­an­do fez 15 a 14 con­tra os ita­li­a­nos, em cor­ta­da de Bru­no. Na sequên­cia o “ma­mu­te” Ali­son blo­que­ou e jo­gou a pres­são pa­ra os ita­li­a­nos: 16 a 14. Fal­ta­va pou­co.

O ou­ro fi­cou ain­da mais pró­xi­mo qu­an­do Bru­no deu uma dei­xa­da e fez 18 a 15. A tor­ci­da vi­bra­va. Na sequên­cia veio 19, 20… Era o pon­to fi­nal. E era di­fí­cil con­ter a vi­bra­ção dos bra­si­lei­ros.

O pon­to de­ci­si­vo veio em um blo­queio de Ali­son. Os ita­li­a­nos re­cla­ma­vam, e mui­to, mas não ti­nha mais jei­to. O ou­ro, en­fim, era do Bra­sil.

Uma si­na foi que­bra­da. O vô­lei de praia bra­si­lei­ro ge­ral­men­te chega co­mo fa­vo­ri­to nas Olim­pía­das, mas não aguen­ta a bron­ca. Até on­tem, an­tes da fi­nal, fo­ram no­ve dis­pu­tas, com se­te pra­tas e ape­nas dois ou­ros – Ja­que­li­ne e San­dra em Atlatn­ta-1996 e Ema­nu­el e Ri­car­do em Ate­nas-2004. Uma des­sas pra­tas pas­sou pe­las mãos de Ali­son, em Lon­dres-2012, ao la­do do mes­mo Ema­nu­el. Ago­ra, Ma­mu­te tem seu ou­ro, ao la­do do fi­el par­cei­ro Bru­no.

A me­da­lha de bron­ze fi­cou com Brouwer e Me­euw­sen, da Ho­lan­da, que mar­ca­ram 2 a 0 nos rus­sos Kra­sil­ni­kov e Se­me­nov, par­ci­ais 23/21 e 22/20. Recorde bra­si­lei­ro Com a me­da­lha de ou­ro no vô­lei de praia, o Bra­sil igua­lou em nú­me­ro de me­da­lhas o de­sem­pe­nho de Ate­nas, com cin­co con­quis­tas – a me­lhor cam­pa­nha até en­tão. Po­rém, no Rio de Ja­nei­ro, a de­le­ga­ção bra­si­lei­ra já acu­mu­la cin­co pra­tas e cin­co bron­zes – con­tra ape­nas du­as de pra­tas e três de bron­ze na­que­la oca­sião.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.