NA MA­RI­NA, A GLÓ­RIA

Mar­ti­ne Gra­el e Kahe­na Kun­ze con­quis­tam o ou­ro lo­go na es­treia

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - JU­LIO CALMON

Até a úl­ti­ma re­ga­ta da Rio 2016, a ve­la – se­gun­do es­por­te que mais deu me­da­lhas ao Bra­sil em Olim­pía­das, 18 – não ha­via con­quis­ta­do um pó­dio se­quer. Cou­be à du­pla Mar­ti­ne Gra­el e Kahe­na Kuz­ne man­ter a tra­di­ção da mo­da­li­da­de e le­var a me­da­lha de ou­ro ao ven­cer on­tem, na Baía de Gu­a­na­ba­ra, a Me­dal Ra­ce da clas­se 49erFX com o tem­po de 21m22s – ape­nas dois se­gun­dos de di­fe­ren­ça pa­ra a du­pla ne­o­ze­lan­de­sa Alex Ma­lo­ney e Molly Me­e­ch, me­da­lha de pra­ta. O bron­ze fi­cou pa­ra as di­na­mar­que­sas Je­na Han­sen e Kat­ja Ste­en Sals­kov-Iver­sen. Des­de 1996, em Atlan­ta, o Bra­sil conquista ao me­nos uma me­da­lha na ve­la.

A tar­de ne­bu­lo­sa trou­xe bons ven­tos à Baía de Gu­a­na­ba­ra, jus­ta­men­te on­de a ni­te­roi­en­se Mar­ti­ne e a pau­lis­ta Kahe­na (fi­lhas dos ve­le­ja­do­res Tor­ben Gra­el e Clau­dio Kun­ze) apren­de­ram a ve­le­jar. Em uma re­ga­ta que co­me­çou com qua­tro pos­tu­lan­tes ao tí­tu­lo, a du­pla fez va­ler sua ex­pe­ri­ên­cia no quin­tal de ca­sa. De­pois de per­der al­gu­mas po­si­ções, elas fi­ze­ram as me­lho­res es­co­lhas e pas­sa­ram a bri­gar pe­la liderança no fim.

No úl­ti­mo con­tor­no das boi­as, Gra­el e Kun­ze fo­ram por um la­do di­fe­ren­te da raia das ne­o­ze­lan­de­sas, que es­ta­vam li­de­ran­do. Com a ul­tra­pas­sa­gem, co­pos de cer­ve­ja vo­a­ram en­tre os es­pec­ta­do­res nas arei­as da Praia do Fla­men­go, que virou uma ar­qui­ban­ca­da. Ao cru­za­rem a li­nha de che­ga­da, elas se jo­ga­ram na água pa­ra abra­çar ami­gos, fa­mi­li­a­res e tor­ce­do­res, que ig­no­ra­ram a po­lui­ção e tam­bém pu­la­ram na Baía de Gu­a­na­ba­ra – tão cri­ti­ca­da an­tes dos Jo­gos por cau­sa da su­jei­ra e pos­si­bi­li­da­de de in­to­xi­ca­ção dos atle­tas. A co­me­mo­ra­ção foi re­pe­ti­da du­ran­te to­da a tar­de em ou­tras re­ga­tas. Al­guns até mes­mo be­be­ram a água.

Elas, que pres­ta­ram con­ti­nên­cia por se­rem da Ma­ri­nha, são as pri­mei­ras cam­peãs olím­pi­cas da 49erFX. A clas­se es­tre­ou no Rio. Foi a 2a me­da­lha da ve­la fe­mi­ni­na do Bra­sil – em 2008, Fer­nan­da Oli­vei­ra e Isa­bel Swan ga­nha­ram o bron­ze na clas­se 470. Mais ce­do, Ana Lui­za Bar­ba­chan e Fer­nan­da Oli­vei­ra che­ga­ram em 4o lu­gar na úl­ti­ma re­ga­ta da clas­se 470, ter­mi­nan­do em 8o na clas­si­fi­ca­ção ge­ral.

“Aqui é o nos­so jar­dim, on­de co­me­ça­mos. Mas to­dos ve­le­ja­ram de igual pa­ra igual, ne­nhu­ma equi­pe sa­bia mais do que a ou­tra.” MAR­TI­NE GRA­EL, CAM­PEÃO OLÍM­PI­CA

BRIAN SNYDER/REUTERS

DA­NI­LO BOR­GES/BRASIL2016

Mar­ti­ne e Kahe­na fo­ram car­re­ga­das após a pro­va

WANDER RO­BER­TO/EXEMPLUS/COB

De­le­ga­ção co­me­mo­ra com as ve­le­ja­do­ras na Ma­ri­na da Gló­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.