La­tam Re­tail Show. Even­to traz tec­no­lo­gi­as pa­ra va­re­jo li­dar com con­su­mi­dor co­nec­ta­do

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

A mu­dan­ça de com­por­ta­men­to dos con­su­mi­do­res com o avan­ço do smartpho­ne é um dos prin­ci­pais de­sa­fi­os do se­tor ho­je. Du­ran­te a La­tam Re­tail Show, even­to que acon­te­ce até ama­nhã em São Pau­lo, gran­des em­pre­sas apre­sen­tam so­lu­ções tec­no­ló­gi­cas pa­ra o va­re­jo que de­vem che­gar ao mer­ca­do bra­si­lei­ro.

En­tre os con­cei­tos em de­ba­te no va­re­jo es­tá o om­ni-chan­nel, que vi­sa in­te­grar lo­jas fí­si­cas, vir­tu­ais, e o com­pra­dor. “Com o cres­ci­men­to do ce­lu­lar, o con­su­mi­dor es­tá on-li­ne o dia to­do e des­co­bre no­vos pro­du­tos e ser­vi­ços. Mas vão com­prar em di­fe­ren­tes ca­nais, no desk­top ou lo­ja fí­si­ca, por exem­plo”, ex­pli­ca Priscy­la Laham, di­re­to­ra de ne­gó­ci­os do Fa­ce­bo­ok no Bra­sil, que fa­la­rá so­bre o te­ma ho­je em pa­les­tra no even­to.

Se­gun­do a exe­cu­ti­va, uma pes­qui­sa glo­bal apon­ta que 60% dos con­su­mi­do­res que­rem au­men­tar as com­pras pe­la in­ter­net. Mas a re­a­li­da­de é que 90% das ven­das ain­da são fei­tas em lo­jas fí­si­cas.

Priscy­la re­ve­lou que o Fa­ce­bo­ok pas­sa­rá a ofe­re­cer a par­tir do pró­xi­mo mês no Bra­sil um re­cur­so que per­mi­ti­rá ao va­re­jis­ta men­su­rar quan­to os anún­ci­os fei­tos na re­de so­ci­al se con­ver­te­ram em ne­gó­ci­os nas lo­jas fí­si­cas. Lan­ça­da re­cen­te­men­te no mun­do, a fer­ra­men­ta ge­ra um re­la­tó­rio com quan­tas pes­so­as en­tra­ram em uma lo­ja por meio de ge­o­lo­ca­li­za­ção, e o que foi con­ver­ti­do em ven­das. A re­de tam­bém vai aju­dar as pes­so­as a lo­ca­li­za­rem lo­jas fí­si­cas a par­tir de in­for­ma­ções no anún­cio.

Já a Mas­ter­card apre­sen­ta no even­to as no­vas tec­no­lo­gi­as de­sen­vol­vi­das pa­ra pa­ga­men­tos sem con­ta­to e au­ten­ti­ca­ções via bi­o­me­tria e re­co­nhe­ci­men­to fa­ci­al em fa­se de tes­tes nos EUA e Eu­ro­pa.

Em en­tre­vis­ta à Rá­dio Ban­dei­ran­tes, o vi­ce-pre­si­den­te de De­sen­vol­vi­men­to de Acei­ta­ção e Ne­gó­ci­os da Mas­ter­card Bra­sil e Co­ne Sul, Ale­xan­dre Bri­to, afir­mou que a em­pre­sa pre­ten­de lan­çar no pró­xi­mo ano no mer­ca­do bra­si­lei­ro, por exem­plo, o “sel­fie pay”, que au­to­ri­za o pa­ga­men­to com uma sel­fie no lu­gar de se­nha. “Vo­cê vai pa­gar sim­ples­men­te com uma fo­to”, afir­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.