Ci­en­tis­tas en­con­tram pla­ne­ta se­me­lhan­te à Ter­ra or­bi­tan­do es­tre­la per­to do Sol

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

A re­vis­ta “Na­tu­re” di­vul­ga­rá ho­je os de­ta­lhes de uma im­por­tan­te des­co­ber­ta as­tronô­mi­ca: há um pla­ne­ta or­bi­tan­do “Pro­xi­ma Cen­tau­ri”, a se­gun­da es­tre­la mais pró­xi­ma da Ter­ra, de­pois do Sol. A in­for­ma­ção foi pu­bli­ca­da on­tem no si­te do ESO (Eu­ro­pe­an Southern Ob­ser­va­tory).

De­sig­na­do pe­los ci­en­tis­tas co­mo “Pro­xi­ma b”, ele or­bi­ta a es­tre­la a ca­da 11 di­as e pos­sui tem­pe­ra­tu­ra que per­mi­te a exis­tên­cia de água lí­qui­da em sua su­per­fí­cie.

Se­gun­do a no­ta do ESO, es­se mun­do ro­cho­so é um pou­co mais mas­si­vo do que a Ter­ra e tra­ta-se do exo­pla­ne­ta mais pró­xi­mo de nós – po­den­do tam­bém ser o mais pró­xi­mo a abri­gar vi­da fo­ra do Sis­te­ma So­lar.

“A ques­tão cen­tral de nos­sa ini­ci­a­ti­va era se ha­via pla­ne­tas com po­ten­ci­al pa­ra abri­gar vi­da or­bi­tan­do es­sas es­tre­las. Ago­ra sa­be­mos que exis­te pe­lo me­nos um pla­ne­ta com al­gu­mas ca­rac­te­rís­ti­cas se­me­lhan­tes às da Ter­ra”, dis­se Pe­te Wor­den, ex-di­re­tor de al­to es­ca­lão da Na­sa (agên­cia es­pa­ci­al dos Es­ta­dos Uni­dos), em en­tre­vis­ta on-li­ne.

“São bo­as as chan­ces de que ele se­ja um pla­ne­ta viá­vel e se­me­lhan­te à Ter­ra atu­al­men­te”, afir­mou o as­trô­no­mo Pe­dro Ama­do, do Ins­ti­tu­to de As­tro­fí­si­ca de An­da­lu­zia de Gra­na­da, na Es­pa­nha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.