APLICAR SEU DI­NHEI­RO PE­LA IN­TER­NET É MES­MO SE­GU­RO?

Metro Brazil (ABC) - - Publimetro - MAR­COS SIL­VES­TRE MAR­COS.SIL­VES­TRE@ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

Re­vo­lu­ção! Sa­be­mos o quan­to a in­ter­net tem con­tri­buí­do pa­ra a po­pu­la­ri­za­ção do aces­so à in­for­ma­ção em ge­ral. Tal pro­ces­so tam­bém im­pac­tou de for­ma sim­ples­men­te revolucionária o mer­ca­do fi­nan­cei­ro bra­si­lei­ro. Os cons­tan­tes in­ves­ti­men­tos do Te­sou­ro Na­ci­o­nal e das cor­re­to­ras de va­lo­res BM&FBo­ves­pa em tec­no­lo­gia da in­for­ma­ção, ali­a­dos à ri­go­ro­sa fis­ca­li­za­ção ele­trô­ni­ca sis­tê­mi­ca do Ban­co Cen­tral do Bra­sil (BCB) e da Co­mis­são de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os (CVM), ga­ran­tem ho­je, pa­ra as apli­ca­ções re­a­li­za­das pe­la web em nos­so país, um ní­vel de se­gu­ran­ça que é re­fe­rên­cia pa­ra as mai­o­res eco­no­mi­as do glo­bo.

On-li­ne? Co­mo cor­ren­tis­ta de ban­co, você sa­be que to­car sua vi­da fi­nan­cei­ra pe­la in­ter­net é mui­to mais prá­ti­co e ba­ra­to que fi­car vi­si­tan­do pes­so­al­men­te as agên­ci­as ban­cá­ri­as, e is­so diz res­pei­to so­bre­tu­do às apli­ca­ções fi­nan­cei­ras. Al­guém tem saudade da­que­las enor­mes fi­las pa­ra re­a­li­zar um sim­ples de­pó­si­to na pou­pan­ça? Ho­je bas­tam al­guns cli­ques pa­ra apro­vei­tar opor­tu­ni­da­des in­te­res­san­tes de se ga­nhar bem mais, sem per­der de vis­ta a se­gu­ran­ça. Is­so va­le, aliás, pa­ra to­do ti­po de apli­ca­ção fi­nan­cei­ra: Te­sou­ro Di­re­to, ações ou mes­mo fun­dos de in­ves­ti­men­tos. A ofer­ta das cor­re­to­ras on-li­ne é bem am­pla.

Mas... e o ge­ren­te? In­do a uma agên­cia ban­cá­ria pa­ra in­ves­tir você te­rá aces­so ao ge­ren­te, é ver­da­de. Es­se pro­fis­si­o­nal po­de­rá lhe for­ne­cer pes­so­al­men­te bo­as in­for­ma­ções pa­ra a sua vi­da fi­nan­cei­ra, é fa­to. Mas, no to­can­te a in­ves­ti­men­tos, eu ain­da pre­fi­ro as in­for­ma­ções e aná­li­ses dis­po­ni­bi­li­za­das nos si­tes das bo­as cor­re­to­ras de va­lo­res. Es­ses da­dos e ori­en­ta­ções on-li­ne cos­tu­mam ser mais com­ple­tos e or­ga­ni­za­dos, mais neu­tros e con­fiá­veis, e você po­de con­sul­tar se­te di­as por se­ma­na, 24 ho­ras por dia, aces­san­do o con­teú­do quan­tas ve­zes qui­ser, sem aque­le re­ceio de “fi­car per­gun­tan­do de­mais”.

Pos­so aju­dar? Is­so tam­bém va­le pa­ra o aten­di­men­to on-li­ne das cor­re­to­ras, ou mes­mo por te­le­fo­ne: o su­por­te cos­tu­ma ser de óti­ma qua­li­da­de, e qua­se sem­pre re­sol­ve o pro­ble­ma do in­ves­ti­dor já no pri­mei­ro con­ta­to. Pa­ra es­cla­re­cer dú­vi­das con­cei­tu­ais e ope­ra­ci­o­nais so­bre su­as apli­ca­ções, ofe­re­cem ain­da pa­les­tras pre­sen­ci­ais ou vir­tu­ais, chats e sa­las ao vi­vo, que co­brem os mais va­ri­a­dos as­pec­tos do mer­ca­do fi­nan­cei­ro. En­fim: in­for­ma­ção ri­ca, va­ri­a­da, dis­po­ní­vel de ma­nei­ra aber­ta e gra­tui­ta pa­ra qu­em es­ti­ver dis­pos­to a dar a vi­ra­da fi­nan­cei­ra, abrin­do sua con­ta em uma boa cor­re­to­ra de va­lo­res on-li­ne!

Eco­no­mis­ta com MBA em Fi­nan­ças (USP), ori­en­ta­dor de fa­mí­li­as e edu­ca­dor em em­pre­sas (Me­to­do­lo­gia PROF® / UNICAMP), é co­men­ta­ris­ta econô­mi­co do Gru­po Bandeirantes de Rá­dio e TV. Au­tor de “Os 10 Man­da­men­tos da Pros­pe­ri­da­de”, di­ri­ge o si­te www.opla­no­da­vi­ra­da.com.br.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.