Frau­de de re­pas­ses res­pin­ga em me­da­lhas

Ope­ra­ção in­ves­ti­ga des­vio de re­cur­sos do Mi­nis­té­rio do Es­por­te em con­vê­ni­os fei­tos com con­fe­de­ra­ções des­por­ti­vas de ti­ro e ta­ekwon­do

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

Du­as con­fe­de­ra­ções que con­quis­ta­ram me­da­lhas pa­ra o Bra­sil nos Jo­gos do Rio, ti­ro es­por­ti­vo e ta­ekwon­do, fo­ram al­vos de uma ope­ra­ção da Po­lí­cia Fe­de­ral on­tem. Ba­ti­za­da co­mo Ne­meus, a ação, fei­ta em par­ce­ria com o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral e o Mi­nis­té­rio da Trans­pa­rên­cia, Fis­ca­li­za­ção e Con­tro­le, cum­priu 16 man­da­dos de pri­são no Rio de Ja­nei­ro, em Be­lo Ho­ri­zon­te, Ma­naus e Ca­xi­as do Sul pa­ra sus­pei­tos de in­te­grar uma qua­dri­lha, que frau­da­va li­ci­ta­ções pa­ra des­vi­ar re­cur­sos con­ce­di­dos pe­lo Mi­nis­té­rio do Es­por­te pa­ra aju­dar atle­tas.

Por me­di­da cau­te­lar, o pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Ta­ekwon­do (CBTKD), Car­los Fer­nan­des, foi afas­ta­do do car­go. Du­ran­te a ação, os po­li­ci­ais pren­de­ram o do­no da SB Mar­ke­ting, Sér­gio Bor­ges. A em­pre­sa te­ria ga­nho 14 li­ci­ta­ções pa­ra a pres­ta­ção de ser­vi­ços a vá­ri­as con­fe­de­ra­ções es­por­ti­vas num va­lor de R$ 26 mi­lhões.

Res­pon­sá­vel pe­la ope­ra­ção, o ti­tu­lar da De­le­ga­cia de Re­pres­são à Cor­rup­ção e Cri­mes Fi­nan­cei­ros, Ta­ci Muz­zi, não des­car­tou o en­vol­vi­men­to das con­fe­de­ra­ções no es­que­ma. “Pe­lo me­nos em re­la­ção a du­as con­fe­de­ra­ções, há a pos­si­bi­li­da­de de que os ges­to­res ti­nham ci­ên­cia”, ex­pli­cou o de­le­ga­do.

No pri­mei­ro dia da Rio 2016, Fe­li­pe Wu con­quis­tou a me­da­lha de pra­ta no ti­ro. Mai­con Si­quei­ra, por sua vez, le­vou o bron­ze no ta­ekwon­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.