Pa­ra­lim­pía­da com ca­sa cheia

Pa­ra atrair ain­da mais es­pec­ta­do­res, Co­mi­tê Rio 2016 faz mu­dan­ças em al­guns in­gres­sos, co­mo os do atle­tis­mo e da bo­cha, que pas­sam a ter ape­nas uma ca­te­go­ria de pre­ço. Mas atra­so no re­pas­se de ver­bas di­mi­nui lo­cais de com­pe­ti­ções e mu­da áre­as de pro­vas

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

Com pre­ços mais ba­ra­tos que os da Olim­pía­da, o que já vem atrain­do uma cor­ri­da por in­gres­sos da Pa­ra­lim­pía­da – com di­rei­to a re­cor­de de 145 mil tí­que­tes ven­di­dos em um só dia –, o Co­mi­tê Or­ga­ni­za­dor Rio 2016 re­sol­veu fa­ci­li­tar mais. Com o ob­je­ti­vo de “tor­nar os Jo­gos ain­da mais aces­sí­veis”, o Co­mi­tê Or­ga­ni­za­dor Rio 2016 im­ple­men­tou mu­dan­ças em al­gu­mas mo­da­li­da­des, in­clu­si­ve com re­du­ção dos va­lo­res.

É o ca­so do atle­tis­mo e da bo­cha, que pas­sam a ter ape­nas uma ca­te­go­ria de pre­ço. Pa­ra quem já com­prou in­gres­so com va­lor su­pe­ri­or, o re­em­bol­so se­rá fei­to lo­go após o fim da Pa­ra­lim­pía­da.

Além dis­so, as are­nas que re­ce­be­rão es­sas com­pe­ti­ções dei­xam de ter lu­ga­res mar­ca­dos. Os es­pec­ta­do­res po­de­rão es­co­lher on­de sen­tar, des­de que res­pei­tem o blo­co in­di­ca­do no in­gres­so. A fi­la e o nú­me­ro do as­sen­to não se apli­cam mais.

O mes­mo pas­sa a va­ler pa­ra as dis­pu­tas de judô, ci­clis­mo de pis­ta, go­al­ball e tê­nis em ca­dei­ra de ro­das (quadra cen­tral). Nas are­nas do bas­que­te e rúg­bi em ca­dei­ras de ro­das, tam­bém não ha­ve­rá mais lu­ga­res mar­ca­dos, mas o es­pec­ta­dor te­rá de res­pei­tar a ca­te­go­ria de pre­ço in­di­ca­da no tí­que­te. Jo­gos mais en­xu­tos Se na Olim­pía­da as com­pe­ti­ções se es­pa­lha­ram por di­ver­sos pon­tos da ci­da­de e uti­li­za­ram 32 ins­ta­la­ções pa­ra su­as dis­pu­tas, a Pa­ra­lim­pía­da se­rá mais en­xu­ta. Com pro­ble­mas no re­pas­se de ver­bas pú­bli­cas, a com­pe­ti­ção pas­sou por mu­dan­ças de úl­ti­ma ho­ra e te­rá 11 es­tru­tu­ras a me­nos, con­cen­tra­das no En­ge­nhão e na re­gião da Bar­ra da Ti­ju­ca, que re­ce­be­rá dis­pu­tas de 14 es­por­tes co­mo bas­que­te, rúg­bi e bo­cha. A zo­na sul e De­o­do­ro se­rão pal­cos de pro­vas, po­rém, com um vo­lu­me me­nor.

Ini­ci­al­men­te, a pre­fei­tu­ra e o Go­ver­no Fe­de­ral iri­am in­je­tar cer­ca de R$ 250 mi­lhões a mais pa­ra a re­a­li­za­ção dos Jo­gos. Mas, por se tra­tar de um ano de elei­ções, a Jus­ti­ça Elei­to­ral do Rio im­pe­diu o re­pas­se de re­cur­sos pú­bli­cos. O en­tra­ve, no en­tan­to, foi so­lu­ci­o­na­do di­as de­pois, mas cau­sou efei­tos co­la­te­rais.

O prin­ci­pal de­les foi no Par­que Olím­pi­co de De­o­do­ro, que te­rá es­tru­tu­ras des­mon­ta­das, co­mo as are­nas de Hó­quei e a da Ju­ven­tu­de. No lo­cal se­rão dis­pu­ta­das ape­nas as pro­vas de hi­pis­mo, futebol de 7 e ti­ro es­por­ti­vo, mas de ma­nei­ra in­de­pen­den­te.

O atra­so nas ver­bas tam­bém fez com que as pro­vas de es­gri­ma fos­sem re­a­lo­ca­das pa­ra a Are­na Ca­ri­o­ca 3, na Bar­ra, e au­men­tou o ris­co de que pe­lo me­nos 60 de­le­ga­ções, que re­ce­be­ri­am uma aju­da de cus­to, não ve­nham ao Bra­sil. Pro­cu­ra­do, o Co­mi­tê Rio 2016 não aten­deu as li­ga­ções. RIO

| TONY GENTILLE/REUTERS

O Cen­tro Olím­pi­co de Hi­pis­mo, em De­o­do­ro, se­rá uma das es­tru­tu­ras que se­rão re­a­pro­vei­ta­das na Pa­ra­lim­pía­da. De­pois, a ins­ta­la­ção ser­vi­rá pa­ra pre­pa­rar fu­tu­ros atle­tas olím­pi­cos bra­si­lei­ros

| RE­NA­TO SETTE C­MA­RA/PRE­FEI­TU­RA DO RIO

Are­na da Ju­ven­tu­de vai ser des­mon­ta­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.