Re­fu­gi­a­dos es­trei­am no Rio

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

A Pa­ra­lim­pía­da pro­me­te re­ser­var um mo­men­to iné­di­to nas su­as com­pe­ti­ções. Pe­la pri­mei­ra vez, em 14 edi­ções re­a­li­za­das, os Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos te­rão uma de­le­ga­ção for­ma­da por atle­tas re­fu­gi­a­dos. O na­da­dor sí­rio Ibrahim AlHus­sein e o ira­ni­a­no Shah­rad Na­saj­pour, do ar­re­mes­so de dis­co, se­rão os dois in­te­gran­tes da Equi­pe de Atle­tas Pa­ra­lím­pi­cos In­de­pen­den­tes.

Nas­ci­do na ci­da­de de Deir ez-Zor, Ibrahim per­deu a par­te in­fe­ri­or de sua per­na di­rei­ta ao ser atin­gi­do por uma bom­ba, quan­do ten­ta­va aju­dar um ami­go, em 2013. Atu­al­men­te, ele vi­ve em Ate­nas, na Gré­cia. “De­pois de 22 anos de trei­na­men­to, o meu so­nho fi­nal­men­te se tor­nou realidade”, vi­brou o na­da­dor.

Shah­rad, por sua vez, tem pa­ra­li­sia ce­re­bral e pe­diu re­fú­gio nos Es­ta­dos Uni­dos, mas ain­da não é con­si­de­ra­do re­fu­gi­a­do. “Os atle­tas des­lo­ca­dos vão le­var uma men­sa­gem de es­pe­ran­ça, não só pa­ra as mi­lhões de pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia em to­do o mun­do, mas pa­ra pes­so­as, em to­dos os lu­ga­res”, dis­se o atle­ta.

AGÊNCIA BRA­SIL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.