Mor­re Ge­ne Wil­der, as­tro da co­mé­dia

Ator de ‘O Jo­vem Fran­kens­tein’ e ‘A Fan­tás­ti­ca Fá­bri­ca de Cho­co­la­te’ ti­nha 83 anos

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

O ator e co­me­di­an­te Ge­ne Wil­der mor­reu on­tem, aos 83 anos, por com­pli­ca­ções da do­en­ça de Alzhei­mer.

Co­nhe­ci­do pe­lo pa­pel do ex­cên­tri­co Willy Won­ka, em “A Fan­tás­ti­ca Fá­bri­ca de Cho­co­la­te” (1971), o ar­tis­ta pro­ta­go­ni­zou fil­mes clás­si­cos, co­mo “Bon­nie e Cly­de - Uma Ra­ja­da de Ba­las” (1967), “Pri­ma­ve­ra Pa­ra Hi­tler” (1967), que lhe ren­deu uma in­di­ca­ção ao Os­car de ator co­ad­ju­van­te e “O Ex­pres­so de Chi­ca­go” (1976).

Wil­der, que ti­nha o no­me re­al de Je­ro­me Sil­ber­man, tam­bém fi­cou fa­mo­so pe­las par­ce­ri­as com o ator e di­re­tor Mel Brooks, com quem fez “O Jo­vem Fran­kens­tein” (1974), fil­me in­di­ca­do ao Os­car de ro­tei­ro adap­ta­do, e com o hu­mo­ris­ta de stand-up Ri­chard Pryor, com quem pro­ta­go­ni­zou di­ver­sas pro­du­ções de co­mé­dia, co­mo “Lou­cos de Dar Nó” (1980) e “Ce­gos, Surdos e Lou­cos” (1989).

Em 2003, ele fez uma par­ti­ci­pa­ção especial em “Will & Grace” e ga­nhou um Emmy de me­lhor ator con­vi­da­do em sé­rie de co­mé­dia.

Atu­ou pe­la úl­ti­ma vez em 2015 ao du­blar o per­so­na­gem El­mer no in­fan­til “Yo-Gab­ba Gab­ba”. SÃO PAU­LO

“Ge­ne Wil­der aben­ço­ou ca­da fil­me que fi­ze­mos com sua má­gi­ca e me aben­ço­ou com sua ami­za­de” MEL BROOKS, ATOR E DI­RE­TOR “Um ho­mem que acen­deu o mun­do com sua ale­gria e ge­ni­a­li­da­de. Não pos­so di­zer o que sig­ni­fi­cou pa­ra mim tra­ba­lhar com ele” DEBRA MESSING, ATRIZ DE ‘WILL & GRACE’

Ator em ce­na fa­mo­sa de ‘O Jo­vem Fran­kens­tein’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.