PGR ne­ga que pré-de­la­ção da OAS tenha ci­ta­do Tof­fo­li

La­va Ja­to. Pro­cu­ra­do­res ale­gam “má-fé” e “vi­o­la­ção da confiança” pa­ra jus­ti­fi­car sus­pen­são da co­la­bo­ra­ção do em­prei­tei­ro Léo Pi­nhei­ro

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A PGR (Pro­cu­ra­do­ria-ge­ral da Re­pú­bli­ca) afir­mou on­tem, uma se­ma­na após sus­pen­der o acor­do de de­la­ção do ex-pre­si­den­te da OAS Léo Pi­nhei­ro, que a pro­pos­ta do em­prei­tei­ro não in­cluía re­fe­rên­ci­as ao mi­nis­tro do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) Di­as Tof­fo­li.

O va­za­men­to da in­for­ma­ção, segundo a PGR, “apon­ta pa­ra a pos­si­bi­li­da­de de ter ocor­ri­do má-fé na ne­go­ci­a­ção do acor­do”. O órgão ale­ga “vi­o­la­ção da confiança e le­al­da­de” por par­te da OAS.

A su­pos­ta re­fe­rên­cia a Tof­fo­li, di­vul­ga­da pe­la re­vis­ta “Ve­ja” em 20 de agos­to, afir­ma­va que Pi­nhei­ro ofe­re­ceu en­ge­nhei­ros da OAS pa­ra re­sol­ver uma in­fil­tra­ção na ca­sa de Tof­fo­li em Bra­sí­lia, mas que o ma­gis­tra­do te­ria pa­go nor­mal­men­te pe­lo ser­vi­ço. “Em mais de seis me­ses de ne­go­ci­a­ções, ja­mais foi en­tre­gue ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co o re­la­to do fa­to que foi vei­cu­la­do na im­pren­sa há uma se­ma­na, ou qual­quer pro­va em re­la­ção a ele”, diz a no­ta.

A ci­ta­ção abriu ten­são en­tre o Su­pre­mo e a PGR, que foi cri­ti­ca­da aber­ta­men­te por mi­nis­tros co­mo Gil­mar Mendes pe­la dis­so­lu­ção do acor­do com Pi­nhei­ro.

A de­la­ção tam­bém te­ria ci­ta­do o ex-pre­si­den­te Lu­la, a pre­si­den­te afas­ta­da Dil­ma Rous­seff, o se­na­dor Aé­cio Ne­ves (PSDB-MG) e o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Jo­sé Ser­ra (PSDB), en­tre ou­tros no­mes. Com a sus­pen­são do acor­do, ne­nhu­ma des­sas ci­ta­ções, a prin­cí­pio, es­ta­rá nos pro­ces­sos da La­va Ja­to.

CURITIBA

| ELZA FIÚZA / AGÊNCIA BRA­SIL

Mais de 20 pro­cu­ra­do­res saí­ram em de­fe­sa de Ja­not

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.