Mer­ca­dos. Dó­lar re­cua e Bol­sa avança em dia de de­fe­sa de Dil­ma

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O dó­lar caiu on­tem 1,21%, a R$ 3,2323 na ven­da. Foi a mai­or que­da diá­ria de fe­cha­men­to des­de o dia 4 de agos­to (-1,43%). Já o Ibo­ves­pa, prin­ci­pal ín­di­ce da Bol­sa bra­si­lei­ra, fe­chou em al­ta de 1,55%, aos 58.610 pon­tos.

In­ves­ti­do­res evi­tam fa­zer gran­des apos­tas antes dos da­dos de em­pre­go nos Es­ta­dos Uni­dos de sex­ta-fei­ra, que po­dem dar pis­tas so­bre o ru­mo dos ju­ros no país, e do des­fe­cho do pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment da pre­si­den­te afas­ta­da Dil­ma Rous­seff, que fez sua de­fe­sa on­tem no Se­na­do.

“A cau­te­la pre­do­mi­na por­que é uma se­ma­na de even­tos mui­to im­por­tan­tes”, dis­se à Reuters o ope­ra­dor da cor­re­to­ra Spi­nel­li Jo­sé Car­los Ama­do. O dia foi de pou­cos ne­gó­ci­os.

Ope­ra­do­res dão co­mo cer­to o afas­ta­men­to de­fi­ni­ti­vo de Dil­ma, mas es­pe­ra­vam um si­nal de for­ça po­lí­ti­ca de Mi­chel Te­mer que com­pro­ve que se­rá ca­paz de an­ga­ri­ar apoio no Con­gres­so a me­di­das de ajus­te fis­cal, após en­fren­tar di­fi­cul­da­des pa­ra fa­zê-lo en­quan­to pre­si­den­te in­te­ri­no.

O mer­ca­do tam­bém se­guiu aten­to a pis­tas so­bre o ru­mo dos ju­ros nos EUA. Com ta­xas mais al­tas por lá, se­ri­am atraí­dos pa­ra o país re­cur­sos apli­ca­dos atu­al­men­te em ou­tros mer­ca­dos, mo­ti­van­do as­sim uma ten­dên­cia de al­ta do dó­lar em re­la­ção a mo­e­das emer­gen­tes co­mo o re­al.

Na sex­ta-fei­ra, o vi­ce-chair do Fed, Stan­ley Fis­cher, afir­mou que as de­cla­ra­ções da chair Ja­net Yel­len eram con­sis­ten­tes com ele­va­ção de ju­ros no mês que vem, em­bo­ra a de­ci­são ain­da de­pen­da de in­di­ca­do­res econô­mi­cos. Mais ce­do, Yel­len ha­via di­to que as chan­ces de um au­men­to vi­nham cres­cen­do. SÃO PAU­LO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.