Pes­qui­sa. Nú­me­ro de novas em­pre­sas pas­sa de 1 mi­lhão

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O nú­me­ro de novas em­pre­sas no Bra­sil che­gou a 1.020.740 no pri­mei­ro se­mes­tre do ano, um au­men­to de 3% em re­la­ção ao mes­mo pe­río­do de 2015. Segundo eco­no­mis­tas da Se­ra­sa Ex­pe­ri­an, o re­cor­de é re­sul­ta­do do cha­ma­do em­pre­en­de­do­ris­mo de ne­ces­si­da­de, ou se­ja, com o fe­cha­men­to de va­gas no mer­ca­do for­mal de tra­ba­lho, pes­so­as es­tão abrin­do o pró­prio ne­gó­cio pa­ra ga­ran­tir uma fon­te de ren­da.

O nú­me­ro de no­vos mi­cro­em­pre­en­de­do­res in­di­vi­du­ais che­gou a 816.704 no pe­río­do, uma al­ta de 9,1% em re­la­ção ao mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do.

O se­tor de ser­vi­ços foi o mais pro­cu­ra­do no pri­mei­ro se­mes­tre do ano, com o apa­re­ci­men­to de mais 642.611 em­pre­sas nes­se seg­men­to, o equi­va­len­te a 61,0% do to­tal. Em se­gui­da, no co­mér­cio, fo­ram aber­tas 291.018 em­pre­sas co­mer­ci­ais (28,5% do to­tal) e, na in­dús­tria, 84.478 em­pre­sas (8,3% do to­tal) no mes­mo pe­río­do. Ali­men­ta­ção O in­di­ca­dor tam­bém mos­trou que, de mais de 1 mi­lhão de em­pre­sas nas­ci­das no pri­mei­ro se­mes­tre, 8,5% fo­ram do ra­mo de ser­vi­ços de ali­men­ta­ção. Em se­gui­da, com 7,5% do to­tal, vem o seg­men­to de re­pa­ra­ção e ma­nu­ten­ção de pré­di­os e ins­ta­la­ções elé­tri­cas.

O seg­men­to de co­mér­cio de con­fec­ções em ge­ral fi­cou em ter­cei­ro lu­gar na lis­ta se­mes­tral, com 7,2%. Em se­gui­da, apa­re­cem 6,9% novas em­pre­sas de ser­vi­ços de hi­gi­e­ne e em­be­le­za­men­to pes­so­al. SÃO PAU­LO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.