Fo­cus. Eco­no­mis­tas ve­em mais in­fla­ção em 2016 e 2017

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

Eco­no­mis­tas ou­vi­dos se­ma­nal­men­te pe­lo Ban­co Cen­tral au­men­ta­ram su­as pro­je­ções pa­ra in­fla­ção es­te ano e no pró­xi­mo e pas­sa­ram a ver me­nor cor­te da ta­xa bá­si­ca de ju­ros em 2017.

Pes­qui­sa Fo­cus do BC mos­trou que a pre­vi­são pa­ra a al­ta do IPCA es­te ano pas­sou pa­ra 7,34%, so­bre 7,31% na se­ma­na an­te­ri­or, es­tou­ran­do ain­da mais o te­to da me­ta do go­ver­no, de 6,5%. Pa­ra 2017, as pro­je­ções so­bre o IPCA su­bi­ram pe­la pri­mei­ra vez após dez se­ma­nas, pa­ra 5,14%, fren­te a 5,12% do Fo­cus an­te­ri­or.

Ape­sar de ter per­di­do um pou­co da for­ça, os pre­ços dos ali­men­tos con­ti­nu­am co­lo­can­do pres­são so­bre a in­fla­ção. O IPCA-15, pré­via do in­di­ca­dor ofi­ci­al, mos­trou al­ta pró­xi­ma de 9% em 12 me­ses acu­mu­la­dos até agos­to.

Pa­ra a Se­lic, a pro­je­ção pa­ra o fim de 2017 su­biu a 11,25%, so­bre 11% na se­ma­na an­te­ri­or, o pri­mei­ro mo­vi­men­to de al­ta após oi­to se­ma­nas de es­ta­bi­li­da­de. A es­ti­ma­ti­va ao final des­te ano foi man­ti­da em 13,75%.

O Co­pom (Co­mi­tê de Po­lí­ti­ca Mo­ne­tá­ria) se reú­ne ho­je e ama­nhã pa­ra de­fi­nir o ru­mo da Se­lic. A expectativa é que a ta­xa se­ja man­ti­da nos atu­ais 14,25%. SÃO PAU­LO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.