EUA vo­am de vol­ta a Cu­ba, após 55 anos

No­va York e Los An­ge­les es­tão en­tre as ci­da­des que te­rão vo­os pa­ra a ilha

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O pri­mei­ro voo re­gu­lar de pas­sa­gei­ros dos Es­ta­dos Uni­dos pa­ra Cu­ba em mais de meio sé­cu­lo ater­ris­sou on­tem na ilha ca­ri­be­nha, inau­gu­ran­do mais um ca­pí­tu­lo nos es­for­ços do go­ver­no do pre­si­den­te dos EUA, Ba­rack Oba­ma, pa­ra apri­mo­rar os la­ços e for­ta­le­cer o co­mér­cio e as vi­a­gens com o ex-ini­mi­go da Gu­er­ra Fria.

O Air­bus A320 da JetB­lue, que de­co­lou às 9h45 de Fort Lau­der­da­le (10h45 em Bra­sí­lia), che­gou uma ho­ra de­pois a San­ta Cla­ra, cen­tro de Cu­ba. A ro­ta po­de ser um de­sa­fio co­mer­ci­al, pe­lo me­nos ini­ci­al­men­te, mas é a pri­mei­ra de uma sé­rie de vo­os no­vos de vá­ri­as com­pa­nhi­as nor­te-ame­ri­ca­nas pa­ra des­ti­nos na ilha.

Vi­a­jan­tes re­gu­la­res, en­tre eles al­guns de des­cen­dên­cia cu­ba­na, ocu­pa­vam qua­se me­ta­de dos 150 lu­ga­res no voo. Até on­tem, as co­ne­xões aé­re­as de pas­sa­gei­ros en­tre Cu­ba e EUA só acon­te­ci­am em vo­os fre­ta­dos. Os dois paí­ses co­me­ça­ram a nor­ma­li­zar as re­la­ções em de­zem­bro de 2014, de­pois de 18 me­ses de con­ver­sas se­cre­tas, e des­de en­tão re­a­ta­ram ple­na­men­te os la­ços di­plo­má­ti­cos.

EUA e Cu­ba se hos­ti­li­za­ram des­de 1959, quan­do Fi­del Cas­tro depôs o di­ta­dor Ful­gen­cio Ba­tis­ta, apoi­a­do pe­los EUA, em uma re­vo­lu­ção que le­vou a ilha a ado­tar o co­mu­nis­mo e se tor­nar uma ali­a­da pró­xi­ma da an­ti­ga União So­vié­ti­ca. ME­TRO

| JOE SKIPPER/REUTERS

Pas­sa­gei­ros fa­zem check-in em Fort Lau­der­da­le pa­ra Cu­ba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.