Hor­ta em ca­sa

Jardins ver­ti­cais no apar­ta­men­to de­co­ram e tra­zem co­mo­di­da­de além de be­le­za

Metro Brazil (ABC) - - Quadrado - ME­TRO

Não é à toa que as hor­tas ca­sei­ras têm des­per­ta­do o in­te­res­se de mui­tas pes­so­as, afi­nal, elas tra­zem inú­me­ras van­ta­gens. A ca­sa fi­ca vi­su­al­men­te bo­ni­ta, exa­la um bom aro­ma e as er­vas ne­ces­sá­ri­as pa­ra o pre­pa­ro das re­fei­ções es­tão lo­go ali, ao al­can­ce das mãos.

Por mais van­ta­gens que ter uma hor­ta em ca­sa pos­sa apre­sen­tar, mui­tas ve­zes o es­pa­ço cos­tu­ma ser um li­mi­ta­dor, es­pe­ci­al­men­te pa­ra quem mo­ra em um apar­ta­men­to. Mas, acre­di­te, is­so não é mais des­cul­pa.

Até pe­que­nos es­pa­ços po­dem ser o am­bi­en­te ide­al pa­ra a cri­a­ção de hor­ta­li­ças. O se­gre­do é es­co­lher bem a es­pé­cie a ser plan­ta­da, se­gun­do o agrô­no­mo Wal­ter Win­ge. “To­mi­lho, oré­ga­no, man­je­ri­cão, man­je­ro­na, sal­si­nha e ce­bo­li­nha são exem­plos de plan­tas úteis na co­zi­nha, que po­dem ser cul­ti­va­das em pe­que­nos es­pa­ços, por te­rem raí­zes cur­tas.”

E fi­que aten­to: a fal­ta de es­pa­ço dos apar­ta­men­tos não po­de ser pre­ju­di­ca­da pe­lo ex­ces­so de plan­tas que não vão ser con­su­mi­das pe­la fa­mí­lia, se­gun­do a pai­sa­gis­ta Be­a­triz Santiago. “Ana­li­se quais são os alimentos que vo­cê quer cul­ti­var e usar na cu­li­ná­ria.”

A par­tir daí é pre­ci­so es­co­lher o me­lhor can­ti­nho pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de­las. Os prin­ci­pais er­ros co­me­ti­dos por quem se ar­ris­ca no plan­tio de es­pé­ci­es é dei­xar as mu­das em lo­cais que não re­ce­bam sol. Mis­tu­rar hor­ta­li­ças di­fe­ren­tes no mes­mo va­so tam­bém não é le­gal. “Al­gu­mas plan­tas não con­se­guem di­vi­dir a mes­ma jar­di­nei­ra. A hor­te­lã, por exem­plo, tem raí­zes in­va­si­vas, que po­dem ma­tar as ou­tras mu­das”, con­ta a pai­sa­gis­ta.

Uma ideia é ado­tar os jardins ver­ti­cais, que dis­põem de ma­nei­ra fun­ci­o­nal plan­tas por to­da a pa­re­de. Se­gun­do Win­ge, o mo­ra­dor só de­ve se cer­ti­fi­car de que o va­so es­co­lhi­do ofe­re­ça bom es­pa­ço pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to das hor­ta­li­ças. “Re­ci­pi­en­tes com 10 cm de al­tu­ra por 10 cm de lar­gu­ra já se mos­tram efi­ci­en­tes.”

Ou­tra pre­o­cu­pa­ção de­ve ser a dis­ci­pli­na, pa­ra que a plan­ta não mor­ra por fal­ta de cui­da­dos. “Hor­ta­li­ças pre­ci­sam de qua­tro ho­ras diá­ri­as de sol, além de se­rem re­ga­das du­as ve­zes por dia no ve­rão e adu­ba­das uma vez por se­ma­na”, diz Be­a­triz.

Jar­dim ver­ti­cal é op­ção pa­ra quem tem pou­co es­pa­ço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.