Defesa de Dil­ma vai ao STF por no­vo jul­ga­men­to

Pre­si­den­te cas­sa­da ale­ga er­ros no pro­ces­so e pe­de anu­la­ção da ses­são do Se­na­do que lhe cas­sou o man­da­to; pro­ces­so se­rá re­la­ta­do pe­lo mi­nis­tro Te­o­ri Za­vasc­ki; Ba­se de Te­mer tam­bém de­ci­diu re­cor­rer, mas pa­ra ten­tar re­ver­ter ma­nu­ten­ção de di­rei­tos po­lí­ti­cos

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - MAR­CE­LO FREITAS

No dia se­guin­te ao im­pe­a­ch­ment, a defesa da pre­si­den­te cas­sa­da Dil­ma Rous­seff ba­teu à por­ta do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) apon­tan­do er­ros no pro­ces­so, de­fen­den­do no­vo jul­ga­men­to no Se­na­do e pe­din­do o re­tor­no de Mi­chel Te­mer à con­di­ção de pre­si­den­te in­te­ri­no.

O man­da­do de se­gu­ran­ça se­rá re­la­ta­do pe­lo mi­nis­tro Te­o­ri Za­vasc­ki, es­co­lhi­do por sor­teio ele­trô­ni­co, que não tem pra­zo pa­ra jul­gá-lo.

O pe­di­do não ques­ti­o­na o mé­ri­to da de­ci­são dos se­na­do­res. O ar­gu­men­to prin­ci­pal ata­ca dois ar­ti­gos da lei do im­pe­a­ch­ment de 1950, que tra­tam da ca­rac­te­ri­za­ção do cri­me de res­pon­sa­bi­li­da­de. Se­gun­do a pe­ça, que tem 55 pá­gi­nas, há um cho­que com o en­ten­di­men­to apli­ca­do na Cons­ti­tui­ção de 1988.

Ca­so a in­ter­pre­ta­ção se­ja de que a apli­ca­ção foi ina­de­qua­da, ha­ve­ria a per­da do ob­je­to da de­nún­cia e, em te­se, a ab­sol­vi­ção de Dil­ma.

Além dis­so, a defesa ar­gu­men­ta que o re­la­tó­rio do se­na­dor Antô­nio Anas­ta­sia (PSDB-MG) te­ria avan­ça­do na de­nún­cia so­bre fa­tos que não cons­ta­vam na au­to­ri­za­ção de

“Im­pe­a­ch­ment fo­ra dos li­mi­tes cons­ti­tu­ci­o­nais é ape­nas usur­pa­ção do po­der con­fe­ri­do pe­lo po­vo.”

aber­tu­ra do pro­ces­so vo­ta­do pe­la Câ­ma­ra.

A defesa se pre­ca­vê da in­ter­pre­ta­ção de que a per­da de man­da­to é as­sun­to do Con­gres­so. “Pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment não é ques­tão in­ter­na cor­po­ris. Pe­lo con­trá­rio. Con­cer­ne à re­la­ção en­tre os po­de­res da União”, afir­ma a ação. Por en­ga­no A pri­mei­ra ver­são do re­cur­so pro­to­co­la­do no STF lo­go pe­la ma­nhã tra­zia o mes­mo tex­to de um re­cur­so an­te­ri­or apre­sen­ta­do. Vis­to o en­ga­no, o ad­vo­ga­do Jo­sé Edu­ar­do Car­do­zo, pre­ci­sou subs­ti­tuí-la por uma no­va pe­ça. Mu­dan­ça Dil­ma sai­rá do Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da até sá­ba­do. O des­ti­no se­rá um apar­ta­men­to no bair­ro Tris­te­za, em Por­to Ale­gre.

TRECHO DA DEFESA DE DIL­MA AO STF

| ALAN MARQUES/FOLHAPRESS

Dil­ma pre­pa­ra a mu­dan­ça pa­ra Por­to Ale­gre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.