Jo­vem fe­ri­da em ato po­de per­der a vi­são

Es­tu­dan­te da UFABC pas­sou por ci­rur­gia de emer­gên­cia de­pois de ser atin­gi­da por es­ti­lha­ços de bom­ba no olho es­quer­do. Ela par­ti­ci­pa­va de ma­ni­fes­ta­ção an­te­on­tem no Cen­tro de São Pau­lo. Rei­to­ria co­bra em­pe­nho de se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça nas in­ves­ti­ga­ções

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - VA­NES­SA SELICANI

Es­ti­lha­ço de bom­ba atin­giu o olho de De­bo­rah Fa­bri, 19 anos, da UFABC, du­ran­te pro­tes­to em São Pau­lo

A es­tu­dan­te da UFABC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do ABC) e mo­ra­do­ra de San­to An­dré De­bo­rah Fa­bri, 19 anos, dis­se ter per­di­do a vi­são do olho es­quer­do após ser fe­ri­da an­te­on­tem em ma­ni­fes­ta­ção con­tra o go­ver­no do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer no Cen­tro de São Pau­lo.

A afir­ma­ção foi fei­ta on­tem em sua pá­gi­na no Fa­ce­bo­ok. “Oi pes­so­al es­tou sain­do do hospital ago­ra. So­fri uma le­são e per­di a vi­são do olho es­quer­do mas es­tou bem. Obri­ga­da pe­las men­sa­gens e apoio lo­go lo­go res­pon­do to­dos!”, diz a pos­ta­gem.

O Hospital de Olhos Pau­lis­ta, que aten­deu a es­tu­dan­te du­ran­te a ma­dru­ga­da, con­fir­mou a gra­vi­da­de do ca­so e o ris­co de se­que­las, mas afir­mou ain­da ser pre­ma­tu­ro di­zer que ela fi­ca­rá ce­ga. De acor­do com a uni­da­de, a es­tu­dan­te pas­sou por ci­rur­gia de emer­gên­cia por con­ta de “le­são per­fu­ro con­tu­sa no olho es­quer­do”.

A uni­da­de afir­ma que a jo­vem res­pon­deu on­tem pe­la ma­nhã a es­tí­mu­los lu­mi­no­sos e que o “prog­nós­ti­co re­quer cui­da­dos es­pe­ci­ais”.

De acor­do com o Le­van­te Po­pu­lar da Ju­ven­tu­de, mo­vi­men­to do qual De­bo­rah é mi­li­tan­te, ela foi atin­gi­da por um es­ti­lha­ço de bom­ba da Po­lí­cia Mi­li­tar.

Uma equi­pe do “Jor­na­lis­tas Li­vres” re­la­tou ter en­con­tra­do a jo­vem en­san­guen­ta­da na es­qui­na das ru­as Caio Pra­do e Con­so­la­ção. Ela afir­ma­va ter per­di­do o olho.

O en­de­re­ço é o mes­mo on­de o fotógrafo Sér­gio Sil­va per­deu a vi­são de um dos olhos após ser atin­gi­do por uma ba­la de bor­ra­cha da Po­lí­cia Mi­li­tar du­ran­te ma­ni­fes­ta­ção em 13 de ju­nho de 2013. Em de­ci­são no mês pas­sa­do, a Jus­ti­ça re­cu­sou o pe­di­do de in­de­ni­za­ção que o pro­fis­si­o­nal fez ao Estado.

O ato de an­te­on­tem cau­sou es­tra­go na re­gião cen­tral de São Pau­lo, com li­xei­ras in­cen­di­a­das e es­ta­be­le­ci­men­tos de­pre­da­dos. Fo­ram re­gis­tra­das ma­ni­fes­ta­ções tam­bém em ao me­nos dez Es­ta­dos, além do Dis­tri­to Fe­de­ral, em re­a­ção ao anún­cio de im­pe­a­ch­ment da ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff. In­ves­ti­ga­ção A UFABC afir­mou on­tem que a rei­to­ria pro­cu­rou o se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Má­gi­no Al­ves Bar­bo­sa Fi­lho, pa­ra so­li­ci­tar for­mal­men­te em­pe­nho na in­ves­ti­ga­ção do ocor­ri­do. Em no­ta, a uni­ver­si­da­de la­men­tou o ca­so: “A UFABC rei­te­ra ve­e­men­te­men­te seu re­pú­dio a to­das as for­mas de vi­o­lên­cia, in­cluin­do o uso ex­ces­si­vo de for­ça con­tra ma­ni­fes­ta­ções.”

A SSP (Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca) dis­se ter en­tra­do em con­ta­to com a fe­de­ral pa­ra que a jo­vem se­ja lo­ca­li­za­da e re­gis­tre bo­le­tim de ocor­rên­cia. A in­ves­ti­ga­ção po­li­ci­al te­rá iní­cio após a ofi­ci­a­li­za­ção na de­le­ga­cia.

A se­cre­ta­ria di­vul­gou on­tem no­ta em que re­a­fir­ma “que res­pei­ta o di­rei­to de ma­ni­fes­ta­ção e es­tá em­pe­nha­da em ga­ran­tir a se­gu­ran­ça dos ma­ni­fes­tan­tes”. A pas­ta sa­li­en­tou que atos pre­ci­sam ser in­for­ma­dos com an­te­ce­dên­cia, o que não ocor­reu an­te­on­tem.

| JEFFERSON RICARDO/FUTURA PRESS | REPRODUÇÃO/FA­CE­BO­OK

De­bo­rah an­te­on­tem, após ser atin­gi­da por es­ti­lha­ços no olho es­quer­do Pu­bli­ca­ção no Fa­ce­bo­ok ti­nha até a tar­de de on­tem 4 mil cur­ti­das e 526 com­par­ti­lha­men­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.