Di­re­to da cos­ta oes­te

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Dis­cos co­mo “Doggysty­le” (1993) e “Tha Dogg­father”(1996) cre­den­ci­a­ram Sno­op Dogg co­mo um dos gran­des do hip hop nos anos 1990. Sem me­do de mu­dan­ças, o ar­tis­ta ex­plo­rou al­ter­na­ti­vas ao lon­go de sua ca­mi­nha­da, mar­cou seu no­me no pop – “Drop Li­ke It’s Hot” (2004) fi­cou três se­ma­nas em pri­mei­ro lu­gar do ran­king da “Bill­bo­ard” por exem­plo –, e gra­vou um dis­co de reg­gae em 2013, quan­do bre­ve­men­te aten­deu à al­cu­nha de Sno­op Li­on. En­tre­tan­to, nes­te ano, pa­ra “Co­o­laid”, seu 14o tra­ba­lho de es­tú­dio, Sno­op Dogg de­ci­diu vol­tar às ori­gens.

O en­car­te do dis­co já in­di­ca o ca­mi­nho que vai se se­guir. A ar­te da ca­pa faz alu­são ao de­se­nho que apa­re­ce em “Doggysty­le”, seu ál­bum de es­treia. Vol­tar ao Gangs­ta Rap, po­rém, tam­bém po­de ter si­do uma de­ci­são co­mer­ci­al. O su­ces­so do fil­me “Straight Out­ta Comp­ton” (2015), que con­ta a his­tó­ria do gru­po de rap N.W.A., um dos ex­po­en­tes do West Co­ast Gangs­ta Rap dos Es­ta­dos Uni­dos, ver­ten­te da qual Sno­op Dogg faz par­te, co­lo­cou o es­ti­lo no­va­men­te em al­ta.

Nos 23 anos de car­rei­ra, au­to­pro­mo­ção foi uma mar­ca de Sno­op Dogg, e nes­te dis­co não é di­fe­ren­te. Em vá­ri­as fai­xas, a te­má­ti­ca é ele mes­mo. Em “Light It Up”, por exem­plo, ele can­ta seu no­me no re­frão, em mú­si­ca que faz re­fe­rên­cia a um clás­si­co do re­per­tó­rio do rap­per, “Who Am I (What’s My Na­me)”, de 1993.

Ape­sar de ser usu­al­men­te vis­to co­mo uma fi­gu­ra en­gra­ça­da, Sno­op Dogg vem se tor­nan­do mais ati­vo po­li­ti­ca­men­te e tam­bém tra­ta de as­sun­tos sé­ri­os.

O ar­tis­ta é um en­tu­si­as­ta da le­ga­li­za­ção das dro­gas. In­clu­si­ve, ele man­tém sua pró­pria mar­ca de ma­co­nha no Co­lo­ra­do, estado ame­ri­ca­no on­de a er­va é le­ga­li­za­da des­de 2012. Além dis­so, não é ra­ro ver Sno­op se pro­nun­ci­an­do con­tra o ra­cis­mo e a vi­o­lên­cia con­tra os ne­gros nos EUA em su­as re­des so­ci­ais.

Aos 45 anos, Sno­op Dogg se­gue o lan­ça­men­to do dis­co com uma tur­nê em con­jun­to com Wiz Kha­li­fa, par­cei­ro em du­as fai­xas de “Co­o­laid”. De­pois de ter can­ce­la­do seu show no Lol­la­pa­lo­o­za des­te ano, por mo­ti­vos pes­so­ais, es­pe­ra-se que Sno­op pas­se pe­lo Bra­sil em bre­ve. METRO RIO

Ar­tis­ta é um dos mai­o­res no­mes do hip hop

“CO­O­LAID” SNO­OP DOGG DOGGY STYLE RECORDS R$ 40

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.