Trân­si­to de SA po­de me­lho­rar em dois me­ses

Sis­te­ma de ‘se­má­fo­ros in­te­li­gen­tes’ tem iní­cio na ci­da­de e pre­vê oti­mi­zar o flu­xo de veí­cu­los em 25% den­tro de oi­to se­ma­nas de ope­ra­ção

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

A Pre­fei­tu­ra de San­to An­dré ini­ci­ou no fim do mês pas­sa­do o fun­ci­o­na­men­to do no­vo CCO (Cen­tro de Con­tro­le Ope­ra­ci­o­nal), que fi­ca na rua Ilhéus, Jar­dim Be­la Vis­ta, no mes­mo lo­cal do mo­ni­to­ra­men­te da GCM (Guar­da Ci­vil Mu­ni­ci­pal). O equi­pa­men­to se­rá res­pon­sá­vel pe­la ope­ra­ção das câ­me­ras im­ple­men­ta­das pa­ra mo­ni­to­rar o trân­si­to na ci­da­de, que tam­bém são co­nhe­ci­das co­mo “se­má­fo­ros in­te­li­gen­tes”. O sis­te­ma, que co­me­çou a ser ins­ta­la­do em maio, tam­bém fun­ci­o­na des­de o fim do mês pas­sa­do.

A tec­no­lo­gia foi co­lo­ca­da em 18 cru­za­men­tos da ci­da­de e uti­li­za soft­ware que faz a cap­ta­ção da mo­vi­men­ta­ção dos car­ros e en­via as in­for­ma­ções em tem­po re­al, por fi­bra óti­ca, pa­ra a cen­tral de mo­ni­to­ra­men­to de trân­si­to, que po­de­rá co­di­fi­car o tem­po de fe­cha­men­to e aber­tu­ra dos se­má­fo­ros con­for­me o flu­xo de veí­cu­los do mo­men­to.

As câ­me­ras fo­ram ins­ta­la­das em três cru­za­men­tos da rua Co­ro­nel Se­a­bra, seis pon­tos da ave­ni­da San­tos Du­mont e no­ve lo­cais da rua Gi­o­van­ni Bat­tis­ta Pi­rel­li. Se­gun­do o DET (De­par­ta­men­to de Se­gu­ran­ça de Trân­si­to) do mu­ni­cí­pio, os apa­re­lhos têm fun­ção de mo­ni­to­ra­men­to ape­nas, ou se­ja, não são ca­pa­zes de fis­ca­li­zar in­fra­ções de trân­si­to e mul­tar.

A pre­fei­tu­ra es­ti­ma que com o sis­te­ma em fun­ci­o­na­men­to o ga­nho de tem­po che­gue em 25% após cer­ca de oi­to se­ma­nas de me­di­ção. Por­tan­to, se­gun­do a pre­vi­são da ad­mi­nis­tra­çao mu­ni­ci­pal, um car­ro que le­va­va 20 mi­nu­tos pa­ra per­cor­rer es­se tre­cho, le­va­rá 15 mi­nu­tos.

O sis­te­ma mo­ni­to­ra 149 fai­xas de ro­la­men­to, em 9 quilô­me­tros de fi­bra óti­ca ins­ta­la­da e 61 câ­me­ras com ima­gens pro­je­ta­das em um te­lão de 55 po­le­ga­das.

De acor­do com o DET, o cus­to dos “se­má­fo­ros in­te­li­gen­tes” se­rá de R$ 150 mil por mês e to­da a tec­no­lo­gia es­tá in­clu­sa em con­tra­to de cin­co anos, no va­lor de R$ 5,5 mi­lhões, com em­pre­sa que faz a ma­nu­ten­ção dos se­má­fo­ros na ci­da­de.

Anun­ci­a­do em de­zem­bro de 2014 pe­la pre­fei­tu­ra, o sis­te­ma era pro­me­ti­do pa­ra o ano pas­sa­do e co­me­ça a fun­ci­o­nar com qu­a­se um ano de atra­so.

| FO­TOS: ALES­SAN­DRO VALLE/ABCDIGIPRESS

Sis­te­ma co­me­çou a ser ins­ta­la­do na ci­da­de em maio

Câ­me­ras cap­tam ima­gens do trân­si­to e en­vi­am pa­ra cen­tral de mo­ni­to­ra­men­to por fi­bra óti­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.