Fo­co na eco­no­mia é a apos­ta de Te­mer

Pre­si­den­te bus­ca nor­ma­li­da­de pa­ra su­pe­rar trau­ma do im­pe­a­ch­ment

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - MAR­CE­LO FREI­TAS

No re­tor­no ao Bra­sil de­pois da vi­a­gem ofi­ci­al à Chi­na lo­go de­pois de to­mar pos­se, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB) te­rá com­pro­mis­sos for­mais – co­mo ti­rar a fo­to ofi­ci­al que fi­ca­rá nos ga­bi­ne­tes dos ór­gãos pú­bli­cos e pre­pa­rar a mu­dan­ça pa­ra o Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da –, mas tam­bém a ár­dua mis­são de, em pou­co tem­po, ti­rar o go­ver­no da inér­cia pro­vo­ca­da pe­lo pe­río­do de in­te­ri­ni­da­de.

Na lis­ta de pri­o­ri­da­de es­tá co­lo­car em mar­cha um con­jun­to de propostas, al­gu­mas con­si­de­ra­das im­po­pu­la­res, mas que são tra­ta­das co­mo apos­ta pa­ra a re­to­ma­da do cres­ci­men­to econô­mi­co e da ge­ra­ção de em­pre­go.

O go­ver­no ava­lia que ape­nas com o êxi­to de me­di­das con­cre­tas as fe­ri­das pro­vo­ca­das pe­lo pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment da pre­si­den­te cas­sa­da Dil­ma Rous­seff (PT) vão ser ci­ca­tri­za­das e ha­ve­rá o re­tor­no da nor­ma­li­da­de no país.

Em ra­zão dis­so, Te­mer de­ter­mi­nou fo­co na pro­pos­ta de cri­a­ção do te­to dos gas­tos pú­bli­cos, uma si­na­li­za­ção de que o con­tro­le das des­pe­sas de­ve par­tir do Exe­cu­ti­vo. Em pa­ra­le­lo, o go­ver­no pre­pa­ra uma mas­si­fi­ca­ção do de­ba­te so­bre a im­por­tân­cia da re­for­ma da Pre­vi­dên­cia, que cus­ta­rá R$ 200 bi­lhões em 2017.

A for­ma­ção da ba­se de apoio às me­di­das do Con­gres­so é ou­tra trin­chei­ra ain­da não su­pe­ra­da. Te­mer quer ser mais par­ti­ci­pa­ti­vo na ar­ti­cu­la­ção po­lí­ti­ca, o que sig­ni­fi­ca es­tar pre­sen­te nos en­con­tros com de­pu­ta­dos e se­na­do­res. A es­tra­té­gia é evi­tar que o dis­cur­so da opo­si­ção, no­va­men­te a car­go do PT, pos­sa so­ar mais al­to.

A Jus­ti­ça é uma som­bra. Além da vo­ta­ção dos re­cur­sos no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) que tra­tam do pro­ces­so do im­pe­a­ch­ment – são pe­lo me­nos oi­to ações –, Te­mer tam­bém aguar­da o des­fe­cho das ações no TSE (Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral), que tra­tam de abu­so de po­der econô­mi­co e po­lí­ti­co na cam­pa­nha de 2014. Se as sus­pei­tas fo­rem con­fir­ma­das, Te­mer po­de ter o re­gis­tro cas­sa­do e per­der o man­da­to.

A de­fe­sa do pre­si­den­te, con­tu­do, acre­di­ta que po­de­rá pro­var que Te­mer co­mo vi­ce não ti­nha par­ti­ci­pa­ção nas fi­nan­ças elei­to­rais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.