Buzz Al­drin diz que me­ta é le­var ho­mem a Mar­te

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

In­can­sá­vel ex­plo­ra­dor es­pa­ci­al, aos 86 anos, o as­tro­nau­ta Buzz Al­drin não pa­ra de tra­ba­lhar. Se­guin­do seu le­ma pes­so­al de que “ne­nhum so­nho é gran­de de­mais”, a me­ta ago­ra é le­var o ho­mem a Mar­te. Só que des­ta vez Buzz, que con­ce­deu en­tre­vis­ta ao Jor­nal da Band, te­rá que fi­car por aqui, na sa­la de con­tro­le.

Quan­do Neil Arms­trong des­ceu as es­ca­das do mó­du­lo da mis­são Apol­lo 11, em 20 de ju­lho de 1969, e pi­sou na Lua, dei­xou pa­ra a his­tó­ria a fra­se: “Um pe­que­no pas­so pa­ra o ho­mem, um gran­de sal­to pa­ra a hu­ma­ni­da­de”.

Quin­ze mi­nu­tos de­pois foi a vez de Buzz, pi­lo­to da mis­são, de to­car o so­lo de areia fi­na e cin­za do sa­té­li­te da Ter­ra. Des­de en­tão, ele pa­ga o pre­ço da fa­ma re­con­tan­do inú­me­ras ve­zes co­mo foi vi­ver aque­le mo­men­to.

Mas em sua vi­si­ta, qu­a­se des­per­ce­bi­da, ao Rio de Ja­nei­ro du­ran­te a Olim­pía­da, tra­zi­do pe­la mar­ca ofi­ci­al de cronô­me­tros dos Jo­gos, Buzz fa­lou de mui­tas ou­tras cu­ri­o­si­da­des. A co­me­çar pe­lo fa­to de que é de­le a mar­ca de pri­mei­ra “sel­fie” fei­ta no es­pa­ço. A fo­to ti­ra­da na mis­são Ge­mi­ni 12 quan­do ti­nha Jim Lowell (da Apol­lo 13) co­mo com­pa­nhei­ro de vi­a­gem.

Buzz con­tou so­bre a bu­ro­cra­cia do go­ver­no ame­ri­ca­no. “Quan­do vo­cê vi­a­ja a tra­ba­lho pe­lo go­ver­no de­ve pre­en­cher uma pa­pe­la­da. Ali­men­ta­ção, trans­por­te... E ti­ve que do­cu­men­tar a vi­a­gem à Lua. Saí­mos de Hous­ton, usa­mos ae­ro­na­ve do go­ver­no, en­tra­mos no fo­gue­te, fo­mos pa­ra a Lua, vol­ta­mos, caí­mos no Oce­a­no Pa­cí­fi­co, vi­a­ja­mos em um por­ta-aviões e em al­gum mo­men­to vol­ta­mos pa­ra ca­sa. Pa­ra ir e vol­tar da Lua re­ce­bi US$ 33 co­mo ver­ba.”

Quan­do a Na­sa com­ple­tou 50 anos em 2008 en­vi­ou pa­ra a Es­ta­ção Es­pa­ci­al In­ter­na­ci­o­nal um bo­ne­co do Buzz Lightye­ar, per­so­na­gem da tri­lo­gia Toy Story, que ho­me­na­geia Al­drin. An­tes dis­so, o ve­lho as­tro­nau­ta se propôs a trei­nar o bo­ne­co em um ví­deo cô­mi­co na in­ter­net.

Ao fi­nal da en­tre­vis­ta, o fi­lho da Sra. Mary Mo­on abriu uma ex­ce­ção e acei­tou dei­xar a im­pres­são da sua pe­ga­da em uma mas­sa de bis­cuit que ago­ra guar­da uma par­te da his­tó­ria da ex­plo­ra­ção es­pa­ci­al. JOR­NAL DA BAND

| WIN MCNAMEE/GETTY IMAGES

Buzz Al­drin foi o se­gun­do ho­mem a pi­sar na Lua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.