Cam­pa­nhas aler­tam pa­ra o avan­ço de do­en­ças do co­ra­ção

Du­ran­te o mês, ações pe­lo país res­sal­tam a im­por­tân­cia de cui­dar do ami­gão do pei­to

Metro Brazil (ABC) - - Saúde - CAR­LOS MINUANO

“Meu tam­bor do pei­to, meu ami­go cor­di­al”. O tre­cho da can­ção “Meu Mes­tre Co­ra­ção” de Mil­ton Nas­ci­men­to ho­me­na­geia, co­mo ou­tras pé­ro­las do vas­to can­ci­o­nei­ro po­pu­lar bra­si­lei­ro, um dos ór­gãos mais tra­ba­lha­do­res do cor­po hu­ma­no: são 70 ba­ti­das por mi­nu­to, 100 mil por dia e 38 mi­lhões de ve­zes por ano. E o “cor­di­al” da mú­si­ca po­de­ria ser subs­ti­tuí­do por “es­sen­ci­al”, afi­nal, sem ele não há vi­da. Ou­tro nú­me­ro aler­ta pa­ra a im­por­tân­cia de cui­dar mui­to bem des­se nos­so ami­go do pei­to: a ca­da mi­nu­to uma pes­soa mor­re por cau­sa de al­gu­ma do­en­ça car­di­o­vas­cu­lar.

No Dia Mun­di­al do Co­ra­ção, ce­le­bra­do to­do 29 de se­tem­bro, e no Bra­sil du­ran­te to­do o mês, ONGs e en­ti­da­des mé­di­cas con­cen­tram es­for­ços no sen­ti­do de es­pa­lhar in­for­ma­ções so­bre as car­di­o­pa­ti­as, pri­mei­ra cau­sa de mor­tes no mun­do. “Fa­to­res de ris­co, es­ti­lo de vi­da e fa­to­res ge­né­ti­cos são os res­pon­sá­veis por es­ses óbi­tos”, ex­pli­ca o car­di­o­lo­gis­ta Mar­ce­lo Sampaio, di­re­tor clí­ni­co do Hos­pi­tal Ale­mão Os­val­do Cruz, de São Pau­lo.

Se­gun­do o es­pe­ci­a­lis­ta, a pre­ven­ção é o ca­mi­nho mais rá­pi­do pa­ra pro­mo­ver al­gu­ma mu­dan­ça po­si­ti­va no ce­ná­rio atu­al. “Paí­ses mais de­sen­vol­vi­dos, co­mo Fran­ça, EUA e Itá­lia, con­se­gui­ram uma pe­que­na re­du­ção na in­ci­dên­cia da do­en­ça nos úl­ti­mos 40 anos, en­tre eu­ro­peus só Por­tu­gal te­ve au­men­to”. Os há­bi­tos ali­men­ta­res dos EUA es­tão lon­ge de ser os me­lho­res, mas, ain­da as­sim, se­gun­do o car­di­o­lo­gis­ta, es­tí­mu­los à prá­ti­ca de ati­vi­da­des fí­si­cas e a mu­dan­ça do es­ti­lo de vi­da tem sur­ti­do al­gum efei­to, ain­da que mí­ni­mo.

No Bra­sil, uma das mai­o­res ações de pre­ven­ção é a cam­pa­nha Si­ga seu Co­ra­ção, do Ins­ti­tu­to La­do a La­do pe­la Vi­da. Em sua ter­cei­ra edi­ção, o mo­vi­men­to que in­te­gra a agenda de even­tos do Se­tem­bro Ver­me­lho tem es­se ano a par­ti­ci­pa­ção de 22 Es­ta­dos.

“Va­mos re­a­li­zar in­ter­ven­ções em mer­ca­dos mu­ni­ci­pais, es­tra­das, em­pre­sas e lo­cais pú­bli­cos, in­for­man­do so­bre im­por­tân­cia da boa ali­men­ta­ção e de um es­ti­lo de vi­da sau­dá­vel”, diz Marlene Oli­vei­ra, pre­si­den­te do ins­ti­tu­to.

|DI­VUL­GA­ÇÃO/INS­TI­TU­TO LA­DO A LA­DO PE­LA VI­DA

Ações no mês do co­ra­ção bus­cam es­ti­mu­lar a prá­ti­ca de ati­vi­da­des fí­si­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.