CLIMA ‘QU­A­SE’ PA­CÍ­FI­CO

Ma­ni­fes­ta­ção con­tra go­ver­no Te­mer em São Pau­lo foi tran­qui­la, mas ter­mi­nou com bom­bas dis­pa­ra­das pe­la PM no fi­nal

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

De­pois de cin­co di­as de con­fron­tos con­se­cu­ti­vos, pa­re­cia que os gru­pos con­trá­ri­os ao go­ver­no do pre­si­den­te, Mi­chel Te­mer (PMDB), e a Po­lí­cia Mi­li­tar re­sis­ti­ram à no­va ma­ni­fes­ta­ção sem bri­gar nas ru­as de São Pau­lo. Pa­re­cia. Após qu­a­tro ho­ras de pro­tes­to pa­cí­fi­co, hou­ve con­fli­to no mo­men­to da dis­per­são do ato, que reu­niu cer­ca de 100 mil pes­so­as, se­gun­do os or­ga­ni­za­do­res. A PM não di­vul­gou nú­me­ros.

Acom­pa­nha­do pe­las for­ças de se­gu­ran­ça, o pro­tes­to co­me­çou na ave­ni­da Pau­lis­ta, às 16h30, e se­guiu sem con­fu­sões pe­la ave­ni­da Re­bou­ças até o lar­go da Ba­ta­ta, quan­do foi en­cer­ra­do, às 20h30.

Pou­cos mi­nu­tos de­pois, a paz foi que­bra­da por tu­mul­to que so­mou bom­bas de gás lan­ça­das pe­la po­lí­cia – que dis­se que pre­ci­sou con­ter vân­da­los – e cor­re­ria por par­te dos ma­ni­fes­tan­tes.

Os con­fli­tos têm si­do co­muns des­de se­ma­na pas­sa­da. En­tre se­gun­da e sex­ta-fei­ra, os pro­tes­tos ter­mi­na­ram com van­da­lis­mo, in­cên­dio, pri­sões e ex­ces­so de for­ça po­li­ci­al.

En­quan­to a nor­ma­li­da­de im­pe­rou, o que se viu foi pre­do­mí­nio da cor ver­me­lha das fai­xas, ban­dei­ras e ca­mi­se­tas, que pe­di­am a saí­da do pre­si­den­te e a con­vo­ca­ção de no­vas elei­ções di­re­tas.

A de­cla­ra­ção de Te­mer, que dis­se na Chi­na que os pro­tes­tos no Bra­sil vi­nham de “40, 50, 100 pes­so­as, na­da mais do que is­so” foi iro­ni­za­da nas ru­as. ME­TRO

| JOR­GE ARAÚ­JO/FO­LHA­PRESS

Mi­lha­res de ma­ni­fes­tan­tes to­ma­ram a ave­ni­da Pau­lis­ta, na ca­pi­tal, du­ran­te a tar­de de on­tem

| MARLENE BERGAMO/FO­LHA­PRESS)

Pú­bli­co to­mou a ave­ni­da Pau­lis­ta nos dois sen­ti­dos an­tes de des­cer pa­ra a Re­bou­ças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.