SERTÕES

Se­gun­do mai­or do mun­do, Rally dos Sertões ini­ci­ou on­tem, em Goi­â­nia, a jor­na­da de se­te di­as e 3.212 quilô­me­tros por re­giões bra­si­lei­ra em que só é pos­sí­vel ver po­ei­ra e mais po­ei­ra

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

“Chu­va, sol, po­ei­ra e car­vão. Lon­ge de ca­sa e em ca­da ci­da­de uma es­ta­ção”. Es­ses fa­mo­sos ver­sos de uma can­ção de Luiz Gon­za­ga sin­te­ti­zam bem o que se­rá a 24ª edi­ção do Rally dos Sertões, que é o se­gun­do mai­or even­to de rally do mun­do e te­ve iní­cio on­tem. E o Me­tro Jor­nal es­te­ve bem per­to pa­ra acom­pa­nhar o co­me­ço da com­pe­ti­ção di­re­to de Goi­â­nia, on­de foi da­da a lar­ga­da.

Com 3.212 quilô­me­tros de tra­je­to, 384 pi­lo­tos ins­cri­tos par­ti­ram on­tem da ca­pi­tal de Gói­as pa­ra se­te di­as de pro­va, que tem co­mo des­ti­no fi­nal a ci­da­de de Pal­mas, no To­can­tins. A che­ga­da es­tá mar­ca­da pa­ra o pró­xi­mo sá­ba­do.

Pa­ra Mar­ce­lo Moraes, di­re­tor-ge­ral da Du­nas Ra­ce, or­ga­ni­za­do­ra do Rally dos Sertões, to­do o tra­je­to foi de­sen­vol­vi­do pa­ra apre­sen­tar di­fi­cul­da­des aos com­pe­ti­do­res. “São ro­tei­ros que se­rão bem exi­gen­tes, com per­cur­so se­le­ti­vo, que não vai ser su­fi­ci­en­te so­men­te ter o me­lhor veí­cu­lo. É um tra­ba­lho de equi­pe que vai le­var ao pó­dio”, ex­pli­cou.

O even­to é dis­pu­ta­do nas ca­te­go­ri­as Car­ro, Mo­to, Qu­a­dri­cí­clo e UTV. Os pi­lo­tos com­pe­tem na ca­te­go­ria ge­ral de ca­da veí­cu­lo e em sub­ca­te­go­ri­as.

En­tre os prin­ci­pais pi­lo­tos es­tá o mo­to­ci­clis­ta Je­an Aze­ve­do, da equi­pe Hon­da Ra­cing. Atu­al cam­peão, Je­an é o mai­or ven­ce­dor da ca­te­go­ria Mo­to com seis tí­tu­los. E ele já lar­gou na fren­te na atu­al edi­ção, após con­quis­tar o pri­mei­ro lu­gar no pró­lo­go (pri­mei­ra eta­pa), an­te­on­tem.

Se­gun­do Aze­ve­do, o pre­pa­ro fí­si­co fei­to ao lon­go do ano po­de­rá ser de­ci­si­vo pa­ra a con­quis­ta de mais um tí­tu­lo. “Te­mos que es­tu­dar dia a dia e fa­zer uma es­tra­té­gia diá­ria. Cla­ro que vou for­çar ao má­xi­mo o tem­po to­do, mas as ve­zes te­mos que dar uma pou­pa­di­nha na mo­to tam­bém”, dis­se.

On­tem os com­pe­ti­do­res fo­ram pa­ra Pa­dre Ber­nar­do, em Goiás. Ho­je per­cor­rem mais 418,3 quilô­me­tros até che­ga­rem na tam­bém ci­da­de goi­a­na de Ca­val­can­te. As pró­xi­mas eta­pas pas­sam por Pos­se (GO), Luís Edu­ar­do Ma­ga­lhães (BA), Ma­tei­ros (TO), Pon­te Al­ta (TO), até che­gar em Pal­mas (TO), on­de os pi­lo­tos des­can­sam fe­li­zes e guar­dam as re­cor­da­ções das ter­ras on­de pas­sa­ram.

| FO­TOS: DI­VUL­GA­ÇÃO/DU­NAS RA­CE

Even­to é dis­pu­ta­do em qu­a­tro ca­te­go­ri­as Mo­to­ci­clis­tas já atu­a­ram an­te­on­tem em pri­mei­ra eta­pa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.