Jus­ti­ça li­ber­ta jo­vens pre­sos em pro­tes­to

Gru­po de 26 pes­so­as, sen­do 18 adul­tos, foi de­ti­do pe­la po­lí­cia no do­min­go sob a acu­sa­ção de por­tar ob­je­tos que su­pos­ta­men­te se­ri­am usa­dos pa­ra co­me­ter van­da­lis­mo

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Os 18 jo­vens pre­sos an­te­on­tem pe­la Po­lí­cia Mi­li­tar na ca­pi­tal acu­sa­dos de por­tar ob­je­tos que su­pos­ta­men­te se­ri­am usa­dos pa­ra co­me­ter van­da­lis­mo du­ran­te o pro­tes­to de do­min­go fo­ram sol­tos on­tem pe­la Jus­ti­ça.

Em audiência de cus­tó­dia, o juiz en­ten­deu que não ha­via in­dí­cio de cri­me. Os jo­vens fo­ram de­ti­dos na tar­de de do­min­go, ho­ras an­tes da ma­ni­fes­ta­ção, que te­ve iní­cio às 16h30, na ave­ni­da Pau­lis­ta.

Se­gun­do a SSP (Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca), os 18 adul­tos – que fo­ram in­di­ci­a­dos – e ou­tros 8 ado­les­cen­tes es­ta­vam com pe­dras e uma bar­ra de fer­ro, que ser­vi­ri­am pa­ra co­me­ter vi­o­lên­cia du­ran­te o pro­tes­to. A po­lí­cia di­vul­gou no­ve fo­tos dos ma­te­ri­ais apre­en­di­dos e em ne­nhu­ma de­las é pos­sí­vel ver os ob­je­tos ci­ta­dos.

A pri­são foi cri­ti­ca­da por mo­vi­men­tos so­ci­ais e po­lí­ti­cos e que par­ti­ci­pa­ram do ato no do­min­go e re­a­fir­ma- ram on­tem que o tu­mul­to no lar­go da Ba­ta­ta, após o tér­mi­no do pro­tes­to – que ocor­reu de for­ma pa­cí­fi­ca –, foi pro­vo­ca­do pe­la po­lí­cia.

Em co­le­ti­va, a po­lí­cia dis­se que as pri­sões ocor­re­ram den­tro da lei e pa­ra pre­ve­nir pos­sí­veis atos de van­da­lis­mo. So­bre o tu­mul­to, re­a­fir­mou que não hou­ve ex­ces­so e que lan­çou bom­bas de gás e usou ja­tos d’água pa­ra con­ter de­pre­da­ções.

Os mo­vi­men­tos so­ci­ais con­vo­ca­ram mais dois pro­tes­tos con­tra o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB) na ca­pi­tal: ama­nhã, na pra­ça da Sé, às 14h, e quin­ta-fei­ra, às 17h, no lar­go da Ba­ta­ta. De­nún­cia in­ter­na­ci­o­nal O se­na­dor Lind­bergh Fa­ri­as (PT-RJ) afir­mou on­tem que fa­rá re­pre­sen­ta­ção con­tra a con­du­ta da Po­lí­cia Mi­li­tar du­ran­te o pro­tes­to na OEA (Or­ga­ni­za­ção dos Es­ta­dos Ame­ri­ca­nos). O con­gres­sis­ta, que par­ti­ci­pou do ato, dis­se que o “ob­je­ti­vo” da po­lí­cia é pas­sar a ima­gem de con­fron­to pa­ra co­lo­car me­do na po­pu­la­ção e evi­tar no­vas ma­ni­fes­ta­ções.

O go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB) de­fen­deu que a ação foi ne­ces­sá­ria pa­ra evi­tar van­da­lis­mo. “O fa­to é que tem de­pre­da­ção e ain­da que­rem pas­sar a his­tó­ria de que a po­lí­cia é que é a cul­pa­da.” De­vol­va-me O ex-se­na­dor Edu­ar­do Su­plicy te­ve a car­tei­ra fur­ta­da du­ran­te o pro­tes­to e pe­diu em re­de so­ci­al que en­trem em con­ta­to ca­so a en­con­trem.

ME­TRO

| AULO ERMANTINO/RAW IMAGE/FOLHAPRESS

Jo­vens fo­ram sol­tos no Fó­rum da Bar­ra Fun­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.