15 PARALIMPIADA RIO 2016

Com com­pe­ti­do­res que su­pe­ram mar­cas de cam­peões dos Jo­gos pa­ra atle­tas sem de­fi­ci­ên­cia, Pa­ra­lim­pía­da pro­me­te emo­ci­o­nar pú­bli­co a par­tir de ama­nhã. Bra­sil, que es­pe­ra ter­mi­nar en­tre os cin­co me­lho­res no qua­dro de me­da­lhas, con­ta com Da­ni­el Di­as e Alan Font

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - JU­LIO CALMON

Pou­co mais de du­as se­ma­nas de­pois do fim dos Jo­gos Olím­pi­cos, o Rio vol­ta­rá a ser ce­ná­rio de his­tó­ri­as do es­por­te mun­di­al com a 15a edi­ção da Pa­ra­lim­pía­da, en­tre ama­nhã e o dia 18. Sa­em do pal­co no­mes co­mo Mi­cha­el Phelps e Usain Bolt pa­ra da­rem es­pa­ço a es­tre­las co­mo o bra­si­lei­ro Da­ni­el Di­as, o ex-pi­lo­to Alex Za­nar­di e o ale­mão Mar­kus Rehm – que al­can­çou 8,40m no sal­to em dis­tân­cia no Mun­di­al de Pa­ra­tle­tis­mo de Doha, no ano pas­sa­do.

Pa­ra se ter uma ideia do al­can­ce da mar­ca de Rehm, o sal­to te­ria lhe ga­ran­ti­do me­da­lha de ou­ro nos Jo­gos Olím­pi­cos do Rio, quan­do o nor­te-ame­ri­ca­no Jeff Hen­der­son ven­ceu com 8,38m. Tam­bém te­ria vi­tó­ria ga­ran­ti­da em Pe­quim e Lon­dres. Ele che­gou a co­gi­tar a dis­pu­tar os Jo­gos pa­ra atle­tas sem de­fi­ci­ên­cia, “Aqui vai ser di­fe­ren­te de to­das por ser em ca­sa, ter a mi­nha fa­mí­lia e o ca­lor do po­vo bra­si­lei­ro.” mas a IAAF (si­gla em in­glês da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Atle­tis­mo) o proi­biu por não con­se­guir sa­ber se o atle­ta le­va­ria al­gu­ma van­ta­gem por cau­sa da pró­te­se. Além de con­quis­tar o lu­gar mais al­to do pó­dio, no dia 17, seu ob­je­ti­vo é ba­ter seu re­cor­de.

Já o ita­li­a­no Za­nar­di, que per­deu as per­nas em um aci­den­te na Fór­mu­la Indy em 2001, é uma das es­tre­las do ci­clis­mo – pro­va que a ve­lo­ci­da­de es­tá em seu DNA. Ele vai dis­pu­tar as pro­vas de es­tra­da e con­trar­re­ló­gio na Rio 2016. For­ça bra­si­lei­ra Da­ni­el Di­as é a gran­de es­pe­ran­ça do Bra­sil pa­ra con­se­guir atin­gir o ob­je­ti­vo de es­tar en­tre os cin­co pri­mei­ros co­lo­ca­dos no qua­dro ge­ral de me­da­lhas da Pa­ra­lim­pía­da. O atle­ta pau­lis­ta, de 28 anos, so­mou 15 me­da­lhas (10 ou­ros, 4 pra­tas e 1 bron­ze) em Pe­quim 2008 e Lon­dres 2012.

Ele já cai na água na quin­ta-fei­ra, nas eli­mi­na­tó­ri­as dos 200m li­vre na clas­se S5, pro­va em que bus­ca o tri­cam­pe­o­na­to. Da­ni­el dis­pu­ta­rá seis pro­vas in­di­vi­du­ais e três re­ve­za­men­tos. Ao la­do de ou­tros bra­si­lei­ros, ele já trei­nou na pis­ci­na do Cen­tro Aquá­ti­co on­tem. Além da na­ta­ção, atle­tas do hi­pis­mo, do fu­te­bol de 5 e do atle­tis­mo tam­bém ini­ci­a­ram a pre­pa­ra­ção no Rio. En­tre eles, Alan Fon­te­les, que vai de­fen­der o tí­tu­lo dos 100m de Lon­dres 2012, na ca­te­go­ria T44. “A ex­pec­ta­ti­va é a me­lhor, pois sei que me pre­pa­rei da me­lhor ma­nei­ra. Es­tou no Rio pa­ra de­fen­der o meu tí­tu­lo e bri­gar por três me­da­lhas in­di­vi­du­ais”, dis­se.

Ao to­do, se­rão dis­tri­buí­das 528 me­da­lhas, em 23 mo­da­li­da­des, du­ran­te du­as se­ma­nas. Cer­ca de 4,3 mil atle­tas de 162 de­le­ga­ções (in­cluin­do re­fu­gi­a­dos) es­ta­rão no Rio. O Bra­sil te­rá uma de­le­ga­ção re­cor­de de 286 com­pe­ti­do­res.

DA­NI­EL DI­AS , NA­DA­DOR BRA­SI­LEI­RO

FO­TO: JOÃO MAIA

O na­da­dor Da­ni­el Di­as cli­ca­do aqui pe­lo fo­tó­gra­fo e de­fi­ci­en­te vi­su­al João Maia

WAGNER MAIA/FU­TU­RA PRESS RE­PRO­DU­ÇÃO / INS­TA­GRAM JO­GOS PA­RA­LÍM­PI­COS

Tes­te da ilu­mi­na­ção do Ma­ra­ca­nã pa­ra a fes­ta de aber­tu­ra de ama­nhã Da­ni­el Di­as po­sa pa­ra fo­to an­tes de trei­nar

MAR­CO AN­TO­NIO TEI­XEI­RA/MPIX/CPB

Shir­le­ne Co­e­lho foi es­co­lhi­da pe­los pró­pri­os atle­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.