SEDE DE OURO

Da­ni­el Di­as ven­ce os 200 m li­vre com fol­ga, se con­sa­gra tri­cam­peão pa­ra­lím­pi­co e ain­da mi­ra mais oi­to pó­di­os

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - JULIO CALMON METRO RIO

Não se fa­la­va em ou­tra coi­sa no Es­tá­dio Aquá­ti­co Olím­pi­co, on­tem: qu­al se­ria o ho­rá­rio dos 200m li­vre da clas­se S5. Às 19h59, Da­ni­el Di­as caiu na pis­ci­na e, 2m27s88 de­pois, já co­me­mo­ra­va o tri­cam­pe­o­na­to pa­ra­lím­pi­co da pro­va e sua 16ª me­da­lha na his­tó­ria dos Jo­gos.

O bra­si­lei­ro, de 28 anos, li­de­rou a fi­nal de pon­ta a pon­ta e fez a ba­ti­da com lar­ga van­ta­gem pa­ra o se­gun­do co­lo­ca­do, o nor­te-ame­ri­ca­no Roy Per­kins, que che­gou mais de 10 se­gun­dos de­pois, com o tem­po de 2m38s56. O bri­tâ­ni­co An­drew Mul­len ga­nhou o bron­ze ao na­dar em 2m40s65.

De­pois do mi­to Mi­cha­el Phelps­na Olim­pía­da, ago­ra é a vez do pau­lis­ta de Cam­pi­nas dei­xar seu no­me im­pres­so no li­vro da Pa­ra­lim­pía­da do Rio de Ja­nei­ro.

Aplau­di­do de pé e aos gri­tos de “é cam­peão”, Da­ni­el Di­as não con­se­guiu ba­ter o pró­prio re­cor­de mun­di­al dos 200m. Ele, po­rém, tem ou­tra me­ta am­bi­ci­o­sa: con­se­guir che­gar ao pó­dio nas ou­tras oi­to pro­vas nas qu­ais es­tá ins­cri­to e pas­sar o aus­tra­li­a­no Matthew Cow­drey, do­no de 23 láu­re­as, co­mo o mai­or me­da­lhis­ta da na­ta­ção pa­ra­lím­pi­ca.

Da­ni­el co­me­çou a na­dar só aos 16 anos, após as­sis­tir às con­quis­tas de Clo­do­al­do Sil­va em Ate­nas-2004 pe­la te­le­vi­são. Ele con­quis­tou as ou­tras 15 me­da­lhas em ape­nas du­as edi­ções dos Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos: no­ve em Pe­quim 2008 me­da­lhas (4 ou­ros, 4 pra­tas e um bron­ze), e seis em Lon­dres 2012 (to­das dou­ra­das).

O pau­lis­ta, que nas­ceu com má for­ma­ção dos mem­bros su­pe­ri­o­res e da per­na di­rei­ta, não foi o úni­co a fa­zer bo­ni­to na de­le­ga­ção bra­si­lei­ra de na­ta­ção pa­ra­lím­pi­ca on­tem. Íta­lo Pe­rei­ra, no 100m cos­tas da clas­se S14, be­lis­cou uma me­da­lha de bron­ze com o tem­po de 1m12s48.

Ho­je, o dia pro­me­te mais pó­di­os pa­ra o Bra­sil nas pis­ci­nas. Ta­lis­son Glock, nos 50m bor­bo­le­ta da clas­se S6, e An­dré Bra­sil, nos 50m li­vre da clas­se S10, são as prin­ci­pais es­pe­ran­ças de me­da­lhas. Bra­sil, por si­nal, é o ter­cei­ro mai­or me­da­lhis­ta pa­ra­lím­pi­co do país – atrás jus­ta­men­te das es­tre­las Da­ni­el Di­as e Clo­do­al­do Sil­va. Já Íta­lo Pe­rei­ra vai na­dar os 50m li­vre da clas­se S7.

RODRIGO COCA/ELEVEN/FOLHAPRESS)

| CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS

Da­ni­el Di­as co­me­mo­ra sua pri­mei­ra me­da­lha con­quis­ta­da nos Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos do Rio. Mas ele quer mais: al­me­ja fa­tu­rar ou­tras oi­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.