CLÁUDIO HUMBERTO

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLAUDIO.HUMBERTO @METROJORNAL.COM.BR

“CERTEZA DE QUE TEREMOS MUI­TO MAIS DO QUE 400 PARLAMENTARES” PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM), LÍDER DO DEM NA C­MA­RA, SO­BRE A CASSAÇÃO DE CUNHA

‘SEM-CAR­GOS’ DO PT JÁ PRESSIONAM POR BOQUINHAS. Após o im­pe­a­ch­ment, o go­ver­no fe­de­ral se li­vra aos pou­cos de 10 mil fi­li­a­dos ao PT que ocu­pa­vam car­gos co­mis­si­o­na­dos e ou­tras boquinhas em Bra­sí­lia. Co­mo não vi­vem longe de car­gos pú­bli­cos, es­tão de olho em pre­fei­tu­ras de mé­dio e gran­de por­tes que es­pe­ram con­quis­tar nas ur­nas. No Re­ci­fe, fi­gu­rões do PT co­mo o ex-mi­nis­tro Luiz Dul­ci já “co­lam” no can­di­da­to do partido pa­ra ga­ran­tir es­pa­ços aos “sem-car­go”.

A FONTE SECOU. Além de per­de­rem o go­ver­no fe­de­ral, pe­tis­tas fi­ca­ram de­sam­pa­ra­dos com a rup­tu­ra do pro­pi­no­du­to que ali­men­ta­va o Ins­ti­tu­to Lu­la. DÍZIMO CO­MO RE­CEI­TA. Com a exi­gên­cia de no­me­a­dos pa­ra car­gos pú­bli­cos pa­ga­rem 10% dos sa­lá­ri­os ao partido, o PT vi­rou um em­pre­en­di­men­to mi­li­o­ná­rio.

TO­TAL NA­CI­O­NAL. So­mam 107,8 mil os car­gos co­mis­si­o­na­dos no go­ver­no fe­de­ral, que po­dem ser pre­en­chi­dos sem con­cur­so. ENFIM LOCALIZADO, CUNHA RECUSA A NOTIFICAÇÃO. Tão lo­go Edu­ar­do Cunha re­a­pa­re­ceu em Bra­sí­lia, on­tem, o se­cre­tá­rio-ad­jun­to da Câ­ma­ra ba­teu à por­ta do seu apar­ta­men­to fun­ci­o­nal, le­van­do-lhe um exem­plar do Diá­rio Ofi­ci­al, com a notificação da ses­são con­vo­ca­da pa­ra vo­tar sua cassação. Ti­nha tam­bém có­pi­as dos pa­re­ce­res do con­se­lho de éti­ca e da Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça re­co­men­dan­do a me­di­da. Ele se re­cu­sou a re­ce­ber o pa­pe­ló­rio.

PROMESSA É DÍ­VI­DA. Le­van­ta­men­to jun­to a ca­da de­pu­ta­do fe­de­ral mos­tra que cer­ca de 270 de­les pro­me­tem con­de­nar Cunha. São ne­ces­sá­ri­os no mí­ni­mo 257.

DERROTA ESPERADA. Cunha já ad­mi­te per­der a vo­ta­ção, mas ten­tar es­va­zi­ar o ple­ná­rio da Câ­ma­ra a fim de que o mí­ni­mo de 257 vo­tos não se con­fir­me.

| LUIS MACEDO/C­MA­RA DOS DEPUTADOS

Edu­ar­do Cunha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.