CO­MO TU­DO CO­ME­ÇOU

TIRAS RE­VE­LAM PER­SO­NA­GENS DE MATT GROENING AN­TES DE ‘OS SIMPSONS’

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Os olhos es­bu­ga­lha­dos, o tra­ço sim­ples e a crí­ti­ca áci­da aos cos­tu­mes ame­ri­ca­nos que se tor­na­ram mar­ca da ani­ma­ção “Os Simpsons” já eram anun­ci­a­das pe­lo cri­a­dor da sé­rie, Matt Groening, em tiras pu­bli­ca­das uma dé­ca­da an­tes dos per­so­na­gens ama­re­los ga­nha­rem a TV.

“Vi­da no In­fer­no”, que aca­ba de ser edi­ta­do no Brasil, é fru­to de uma com­pi­la­ção des­se ma­te­ri­al que se­gue mui­to vi­vo mes­mo 25 anos após sua pu­bli­ca­ção em li­vro.

O tí­tu­lo das tiras é ins­pi­ra­do na pró­pria ju­ven­tu­de de Groening, quan­do ele se mu­dou pa­ra Los An­ge­les e es­ta­va sem­pre em apu­ros en­quan­to ten­ta­va se es­ta­be­le­cer co­mo ar­tis­ta grá­fi­co.

“Du­ran­te to­da a vi­da me vi di­vi­di­do en­tre a fri­vo­li­da­de e o de­ses­pe­ro, en­tre o de­se­jo de di­ver­tir e o de­se­jo de ir­ri­tar, en­tre a insô­nia mo­ti­va­da pe­la an­si­e­da­de e a cons­ci­ên­cia da mi­nha si­tu­a­ção pa­té­ti­ca. Co­mo vo­cê, me pre­o­cu­po com amor, se­xo, tra­ba­lho, so­fri­men­to, in­jus­ti­ça e mor­te, mas tam­bém de­se­nho co­e­lhi­nhos de olhos es­bu­ga­lha­dos e tra­gi­ca­men­te den­tu­ços”, afir­ma o au­tor ame­ri­ca­no lo­go no pre­fá­cio da obra.

Ele se re­fe­re ao pro­ta­go­nis­ta, Binky, sua na­mo­ra­da, She­ba, e o fi­lho de­le, Bon­go – uma es­per­ta mis­tu­ra en­tre os ir­mãos Bart e Li­sa dos Simpsons. De­si­lu­di­dos e sar­cás­ti­cos, os per­so­na­gens di­vi­dem a ce­na ain­da com a du­pla Ak­bar e Jeff, mais fo­ca­dos em ques­tões exis­ten­ci­ais.

REPRODUÇÃO

Neu­ras do co­e­lho Binky pre­co­ni­za­ram su­ces­so de car­tu­nis­ta na te­le­vi­são

“VI­DA NO IN­FER­NO” MATT GROENING ED. VENETA 176 PÁGS. R$ 70

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.