Me­tro apre­sen­ta os prin­ci­pais de­sa­fi­os pa­ra os can­di­da­tos

Sé­rie tem iní­cio ho­je com aná­li­se so­bre a Edu­ca­ção na ci­da­de de São Ber­nar­do

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - VA­NES­SA SELICANI ME­TRO ABC

A fi­la é gran­de e an­ti­ga em São Ber­nar­do: ao me­nos 4,4 mil cri­an­ças aguar­dam por uma va­ga em cre­che. Ela já foi bem mai­or. Em 2009, al­can­ça­va 12 mil. Mas a cons­tru­ção de no­vas uni­da­des con­ti­nua a ser um dos mai­o­res de­sa­fi­os pa­ra a Edu­ca­ção, te­ma da pri­mei­ra reportagem so­bre as “li­ções de ca­sa” que te­rão de ser re­a­li­za­das pe­lo fu­tu­ro pre­fei­to nos pró­xi­mos qua­tro anos.

O pro­fes­sor de po­lí­ti­cas pú­bli­cas da UFABC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do ABC) Sa­lo­mão Xi­me­nes afir­ma que os elei­to­res de­vem fi­car aten­tos a pro­mes­sas va­zi­as. “Eu me sen­ti­ri­ra en­ga­na­do se um can­di­da­to dis­ses­se que vai ze­rar a fi­la pa­ra cre­che. Te­mos que sair do ama­do­ris­mo de se pro­me­ter qual­quer coi­sa. É pre­ci­so es­cla­re­cer qual a me­ta e co­mo ela se­rá al­can­ça­da, com quais re­cur­sos e con­vê­ni­os”, dis­se.

Pa­ra Xi­me­nes, a exis­tên­cia de um Pla­no Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção, apro­va­do no ano pas­sa­do pe­los mu­ni­cí­pi­os, aju­da­rá a co­brar ações do fu­tu­ro pre­fei­to. “Não adi­an­ta que­rer in­ven­tar a ro­da. O pla­no traz as me­tas que pre­ci­sam ser cum­pri­das, co­mo au­men­tar as va­gas em cre­che, in­cluir cri­an­ças com de­fi­ci­ên­cia e am­pli­ar o en­si­no in­te­gral. Ele é pon­to de par­ti­da pa­ra pro­pos­ta de qual­quer can­di­da­to.”

O co­or­de­na­dor da Cá­te­dra Cel­so Da­ni­el de Ges­tão de Ci­da­des da Uni­ver­si­da­de Me­to­dis­ta, Luiz Sil­vé­rio, afir­ma que um dos prin­ci­pais de­sa­fi­os na Edu­ca­ção são as es­co­las em tem­po in­te­gral. “O que pre­ci­sa pa­ra es­se pro­je­to é dei­xar a cri­an­ça en­can­ta­da em apren­der. A es­co­la pre­ci­sa ser um lu­gar on­de ele quei­ra fi­car, com tem­po den­so de au­la, mas tam­bém ati­vi­da­des com­ple­men­ta­res li­ga­das a cul­tu­ra e es­por­tes, por exem­plo. Ele tem que par­ti­ci­par do pro­ces­so pa­ra al­can­çar­mos o so­nho do alu­no amar a es­co­la”, dis­se.

DI­VUL­GA­ÇÃO/PMSBC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.