No Rio, co­ro­nel re­for­ma­do da PM é fla­gra­do com cri­an­ça nua

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Co­ro­nel re­for­ma­do da Po­lí­cia Mi­li­tar do Rio de Ja­nei­ro, Pedro Cha­var­ry Du­ar­te, 62, foi pre­so na noi­te de sá­ba­do após ser en­con­tra­do com uma me­ni­na de 2 anos, nua, den­tro do seu car­ro, que es­ta­va pa­ra­do na rua Bar­rei­ros, em Ra­mos, na zo­na nor­te do Rio.

Po­li­ci­ais do 22o BPM (Ma­ré) fo­ram até o lo­cal pa­ra che­car uma de­nún­cia de es­tu­pro de vul­ne­rá­vel. Pa­ra não ser pre­so, o co­ro­nel ofe­re­ceu van­ta­gens aos po­li­ci­ais pa­ra en­cer­rar a ocor­rên­cia, mas os agen­tes ne­ga­ram, gra­va­ram a ten­ta­ti­va de cor­rup­ção e en­ca­mi­nha­ram Cha­var­ry pa­ra a Ci­da­de da Po­lí­cia.

Após ava­li­ar as pro­vas, a de­le­ga­da Carolina Ma­rins, da Cen­tral de Ga­ran­ti­as, au­tu­ou em fla­gran­te o co­ro­nel re­for­ma­do pe­los cri­mes de es­tu­pro de vul­ne­rá­vel e cor­rup­ção ati­va. Ele foi le­va­do pa­ra o Ba­ta­lhão Es­pe­ci­al Pri­si­o­nal. A cri­an­ça foi en­tre­gue aos res­pon­sá­veis le­gais e se­rá en­ca­mi­nha­da à De­le­ga­cia da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te Ví­ti­ma.

Cha­var­ry é pre­si­den­te da Cai­xa Be­ne­fi­cen­te da PM des­de 2010. Ba­cha­rel em di­re­to e com 42 anos de ati­vi­da­des na PM, pas­sou pe­lo ga­bi­ne­te de qua­tro co­man­dan­tes-ge­rais e foi re­la­ções pú­bli­cas.

Em no­ta, o secretário de Es­ta­do de As­sis­tên­cia So­ci­al e Di­rei­tos Hu­ma­nos, Pau­lo Me­lo, lem­brou que, na dé­ca­da de 1990, ao co­man­dar uma co­mis­são par­la­men­tar na Alerj (As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Rio), par­ti­ci­pou da pri­são do ofi­ci­al, acu­sa­do de en­vol­vi­men­to com o trá­fi­co de be­bês.

“Mon­ta­mos uma ope­ra­ção com a aju­da do 14o BPM (Ban­gu) e fi­ca­mos es­pe­ran­do no lo­cal usa­do pe­la qua­dri­lha co­mo ca­ti­vei­ro, on­de os be­bês eram dei­xa­dos de ma­nhã. Qu­em che­gou pa­ra pe­gar o be­bê, de ape­nas 4 me­ses, foi o en­tão ca­pi­tão Pedro Cha­var­ry. Foi pre­so e au­tu­a­do em fla­gran­te”, re­cor­da Me­lo, acres­cen­tan­do que, ape­sar das pro­vas con­tun­den­tes, ele con­se­guiu ar­ras­tar o pro­ces­so na Jus­ti­ça e saiu im­pu­ne.

O secretário de­ter­mi­nou que a pas­ta acom­pa­nhe de per­to o ca­so pa­ra sa­ber se Cha­var­ry con­ti­nu­a­va a atu­ar no rap­to de me­no­res. Ele tam­bém irá apu­rar co­mo ocor­re­ram as pro­mo­ções do ofi­ci­al da PM sem levar em con­si­de­ra­ção o his­tó­ri­co cri­mi­nal. “Tal­vez ago­ra ele se­ja ex­cluí­do”, dis­se Me­lo.

| REPRODUÇÃO/IN­TER­NET

Pedro Cha­var­ry é pre­si­den­te da Cai­xa Be­ne­fi­cen­te da PM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.