Luz te­rá ‘ta­ri­fa bran­ca’

Ane­el apro­va no­va fai­xa de va­lor que dei­xa con­su­mo mais ca­ro nos ho­rá­ri­os de pi­co e mais ba­ra­to no res­to do dia

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

A Ane­el (Agên­cia Na­ci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca) apro­vou na se­ma­na pas­sa­da o cro­no­gra­ma de ins­ta­la­ção da cha­ma­da “ta­ri­fa bran­ca” na con­ta de ener­gia elé­tri­ca. Se­gun­do a Ane­el, a par­tir de 1º de ja­nei­ro de 2018, as dis­tri­bui­do­ras do país de­ve­rão ofe­re­cer ta­ri­fa bran­ca às no­vas li­ga­ções e aos con­su­mi­do­res com mé­dia men­sal su­pe­ri­or a 500 kWh. Em 2019, com con­su­mo mé­dio su­pe­ri­or a 250 kWh/mês e, em 2020, pa­ra os con­su­mi­do­res de bai­xa ten­são, com qual­quer con­su­mo.

Com a “ta­ri­fa bran­ca”, a ener­gia elé­tri­ca po­de­rá fi­car mais ca­ra nos “ho­rá­ri­os de pi­co”, ge­ral­men­te en­tre 17h30 e 20h30. Em com­pen­sa­ção, nos ou­tros ho­rá­ri­os, ha­ve­rá des­con­to de até 20%. A ta­ri­fa bran­ca não se­rá obri­ga­tó­ria, ape­nas pa­ra os con­su­mi­do­res que de­se­ja­rem.

De acor­do com a re­gu­la­men­ta­ção, nos di­as úteis, o va­lor “ta­ri­fa bran­ca” vai va­ri­ar em três ho­rá­ri­os: pon­ta, in­ter­me­diá­rio e fo­ra de pon­ta. Na pon­ta e no in­ter­me­diá­rio, a ener­gia se­rá mais ca­ra. Fo­ra de pon­ta, mais ba­ra­ta. Nos fe­ri­a­dos na­ci­o­nais e nos fi­nais de se­ma­na, o va­lor se­rá sem­pre fo­ra de pon­ta.

Os con­su­mi­do­res pre­ci­sa­rão for­ma­li­zar sua op­ção jun­to à dis­tri­bui­do­ra pa­ra ade­rir à ta­ri­fa bran­ca. Qu­em não op­tar por es­sa mo­da­li­da­de con­ti­nu­a­rá sen­do fa­tu­ra­do pe­lo sis­te­ma atu­al. Pa­ra ado­tar a no­va ta­ri­fa, as dis­tri­bui­do­ras te­rão de tro­car os apa­re­lhos me­di­do­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.