RAIOS MÚLTIPLOS

Pa­rai­ba­no Pe­tru­cio San­tos ba­te re­cor­de mun­di­al e é ou­ro nos 100m da clas­se T47 em pó­dio du­plo com o bron­ze do ala­go­a­no Yahans­son

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - JU­LIO CALMON ME­TRO RIO

“Su­bir no pó­dio e ou­vir to­do o es­tá­dio can­tar jun­to o hi­no são ale­gri­as que eu não sei ex­pli­car.” PE­TRU­CIO DOS SAN­TOS, OU­RO NA RIO 2016

O Brasil tem uma no­va es­tre­la no atle­tis­mo pa­ra­lím­pi­co: Pe­tru­cio Ferreira dos San­tos, 19 anos. Com o tem­po de 10s57, ele ba­teu o re­cor­de mun­di­al dos 100m ra­sos da clas­se T47 pe­la se­gun­da vez na Rio 2016 e, de que­bra, le­vou a me­da­lha de ou­ro da pro­va, na ma­nhã de on­tem. Além de­le, a de­le­ga­ção bra­si­lei­ra ain­da co­lo­cou mais um atle­ta no pó­dio, Yohans­son Nas­ci­men­to, 28 anos, que fi­cou com o bron­ze ao fa­zer 10s79, o mes­mo tem­po do po­lo­nês Mi­cha­el De­rus, se­gun­do co­lo­ca­do. A de­ci­são foi no pho­to fi­nish e o bra­si­lei­ro per­deu por es­tar com o tron­co atrás.

Pa­rai­ba­no da pe­que­na São José do Bre­jo do Cruz, Pe­tru­cio não pô­de dis­pu­tar o Mun­di­al de Doha, no ano pas­sa­do, por es­tar con­tun­di­do. A vi­tó­ria no Rio foi mais sa­bo­ro­sa tam­bém por ser ao la­do do ami­go Yohans­son, no­ve anos mais ve­lho e atu­al tri­cam­peão mun­di­al da pro­va.

“Es­ta­mos jun­tos sem­pre, on­de ele pas­sa um pou­co da sua ex­pe­ri­ên­cia an­tes das com­pe­ti­ções, no dia a dia de trei­no. Até na ho­ra de en­trar no blo­co, sa­ben­do que es­tou do la­do do Yohans­son, me sin­to con­fi­an­te. Por­que se eu não con­se­guir, ele vai con­se­guir a me­da­lha”, ex­pli­cou.

Os dois vol­tam à pis­ta ho­je pa­ra a dis­pu­ta do re­ve­za­men­to 4 x 100m ra­sos T4247. “Des­ta vez, va­mos ga­nhar jun­tos”, pro­me­teu o ala­go­a­no Yohans­son. Na pro­va dos 100m T37 (pa­ra­li­sa­dos ce­re­brais), tam­bém na ma­nhã de on­tem, o bra­si­lei­ro Ma­teus Evan­ge­lis­ta ter­mi­nou na quar­ta co­lo­ca­ção.

Uma das apos­tas bra­si­lei­ras pa­ra a lu­ta por me­da­lhas na ma­nhã de ho­je é Ro­dri­go da Sil­va. O jo­vem atle­ta, de 22 anos, te­ve boa classificação e bus­ca um lu­gar no pó­dio no sal­to em dis­tân­cia, ca­te­go­ria T-36, às 10h38.

ALE­XAN­DRE URCH/MPIX/CPB RIVALDO GO­MES/FOLHAPRESS

Pe­tru­cio ba­teu o re­cor­de mun­di­al com o tem­po de 10s57

DA­NI­EL ZAPPE/MPIX/CPB

Pa­rai­ba­no Pe­tru­cio per­deu a mão aos 2 anos, no mo­e­dor de ca­pim; no En­ge­nhão, ga­nha o apoio da tor­ci­da

ALE­XAN­DRE URCH/MPIX/CPB

Emo­ci­o­na­do com o hi­no, Pe­tru­cio cum­pri­men­ta De­rus

DA­NI­EL ZAPPE/MPIX/CPB

Yohans­son fi­cou com o bron­ze, ape­sar de ter o mes­mo tem­po do se­gun­do co­lo­ca­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.