VEJA AS PRIN­CI­PAIS PRO­POS­TAS DOS CAN­DI­DA­TOS PA­RA A EDU­CA­ÇÃO NA CI­DA­DE

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Va­mos pro­por­ci­o­nar aten­di­men­to edu­ca­ci­o­nal pa­ra alu­nos com de­fi­ci­ên­cia, ga­ran­tin­do ações de qua­li­da­de em es­ti­mu­la­ção pre­co­ce. Se­rão im­plan­ta­das au­las de in­glês no en­si­no fun­da­men­tal. Va­mos tra­zer sis­te­ma mo­der­ni­za­do pa­ra lei­tu­ra, uti­li­zan­do e-re­a­ders. Im­plan­ta­re­mos a Es­co­la em Tem­po In­te­gral. A me­ren­da es­co­lar te­rá re­fei­ções diá­ri­as, in­clu­si­ve nas es­co­las es­ta­du­ais. Va­mos mo­di­fi­car a for­ma de aqui­si­ção dos uni­for­mes e ma­te­ri­ais, que pas­sa­rá a ser por meio de co­o­pe­ra­ti­vas re­gi­o­nais. Trans­por­te es­co­lar pas­sa­rá por ava­li­a­ção cri­te­ri­o­sa da ne­ces­si­da­de do alu­no e, em con­jun­to, ha­ve­rá ve­ri­fi­ca­ção de fal­ta de va­gas nas re­giões on­de há mais so­li­ci­ta­ções. O Cen­for­pe se­rá re­es­tru­tu­ra­do em es­pa­ço de pro­du­ção e di­vul­ga­ção do sa­ber do­cen­te. Va­mos ofe­re­cer bol­sas de es­tu­dos pa­ra as cri­an­ças com de­fi­ci­ên­cia, de acor­do com cri­té­ri­os so­ci­o­e­conô­mi­cos. Os me­lho­res alu­nos do en­si­no mé­dio da re­de pú­bli­ca que não te­nham con­di­ções de pa­gar cur­so uni­ver­si­tá­rio re­ce­be­rão bol­sas, fi­nan­ci­a­das com o per­dão da dí­vi­da das uni­ver­si­da­des com a re­cei­ta mu­ni­ci­pal.

Am­pli­a­re­mos o nú­me­ro de va­gas em cre­ches com a cons­tru­ção de no­vas uni­da­des. Cri­a­re­mos tam­bém o Pro­gra­ma Cre­che 100%, as uni­da­des vão fun­ci­o­nar aos sá­ba­dos e fé­ri­as. Pro­mo­ve­re­mos a ade­qua­ção de es­pa­ços mu­ni­ci­pais e cons­tru­ção de pré­di­os pa­ra aten­di­men­to às cre­ches. A en­tre­ga do ma­te­ri­al e do uni­for­me se­rá ga­ran­ti­da no iní­cio do ano le­ti­vo, as­sim co­mo a com­pra de equi­pa­men­tos adap­ta­dos. Va­mos ga­ran­tir tam­bém me­ren­da com­ple­ta e de qua­li­da­de pa­ra os alu­nos. Im­plan­ta­re­mos a es­co­la em tem­po in­te­gral. Va­mos pro­mo­ver prá­ti­cas ino­va­do­ras no en­si­no, com a va­lo­ri­za­ção dos pro­fes­so­res. Im­plan­ta­re­mos o Pro­gra­ma Es­co­la de Por­tas Aber­tas, que vai pro­mo­ver a abertura das uni­da­des em par­ce­ria com a co­mu­ni­da­de e as­so­ci­a­ções de bair­ro nos fi­nais de se­ma­na. O pla­no mu­ni­ci­pal de edu­ca­ção se­rá re­vi­sa­do, de­vol­ven­do o con­cur­so pú­bli­co pa­ra o di­re­tor. Va­mos in­se­rir lín­gua es­tran­gei­ra (in­glês ou es­pa­nhol) des­de a edu­ca­ção in­fan­til. Le­va­re­mos tec­no­lo­gia pa­ra as sa­las de au­la, com a cri­a­ção do Pro­gra­ma Alu­no.com.

Va­mos cons­truir os CEUs (Cen­tros Edu­ca­ci­o­nais Uni­fi­ca­dos) Al­va­ren­ga e Orquí­de­as, além de uma es­co­la de edu­ca­ção bá­si­ca na re­gião do Ca­pe­li­nha/ Co­caia. Abri­re­mos as es­co­las pa­ra a co­mu­ni­da­de nos fi­nais de se­ma­na pa­ra re­a­li­za­ção de ati­vi­da­des de cul­tu­ra, la­zer e es­por­te. A im­ple­men­ta­ção do Pla­no Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção se­rá ga­ran­ti­da. Da­re­mos con­ti­nui­da­de ao pro­gra­ma de re­for­ma das es­co­las. Va­mos qua­li­fi­car as ações pe­da­gó­gi­cas que con­tri­bu­am pa­ra a ele­va­ção do Ideb na re­de mu­ni­ci­pal. Um no­vo cur­rí­cu­lo pa­ra edu­ca­ção in­te­gral se­rá cri­a­do, de mo­do que pro­mo­va a pes­qui­sa, ar­tes, ci­ên­ci­as, tec­no­lo­gia, fi­lo­so­fia e o mun­do do tra­ba­lho. Va­mos am­pli­ar a ofer­ta de EJA (Edu­ca­ção de Jo­vens e Adul­tos) e edu­ca­ção pro­fis­si­o­nal, com aten­di­men­tos fle­xí­veis e ino­va­do­res. Se­rão ad­qui­ri­dos no­vos re­cur­sos tec­no­ló­gi­cos que fa­vo­re­çam o en­si­no-apren­di­za­gem. Am­pli­a­re­mos a ofer­ta de edu­ca­ção em tem­po in­te­gral. Va­mos con­ti­nu­ar a for­ma­ção pa­ra os pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção. Pro­je­tos sus­ten­tá­veis, co­mo cap­ta­ção de água plu­vi­al e ener­gia so­lar, se­rão in­cen­ti­va­dos.

ALEX MANENTE (PPS)

TARCISIO SECOLI (PT)

OR­LAN­DO MORANDO (PSDB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.