nós Li­vrai-nos dos no trân­si­to

Con­ges­ti­o­na­men­tos e trans­por­te pú­bli­co ruim são pro­ble­mas a se­rem re­sol­vi­dos pe­lo fu­tu­ro pre­fei­to de SBC

Metro Brazil (ABC) - - Foco - VANESSA SELICANI

Se pa­ra­do no trân­si­to das 18h na re­gião do pa­ço de São Ber­nar­do vo­cê tem a sen­sa­ção de que os car­ros es­tão se mul­ti­pli­can­do, seu pres­sen­ti­men­to es­tá cor­re­to. De acor­do com da­dos do De­na­tran (De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Trân­si­to), a ci­da­de ga­nhou nos úl­ti­mos 12 me­ses (en­tre ju­nho de 2015 e 2016) mé­dia de 22 veí­cu­los a mais nas ru­as to­dos os di­as. A fro­ta da ci­da­de pas­sou de 562,2 mil pa­ra 570,3 mil.

Di­an­te do nó diá­rio, não há dú­vi­das de que re­sol­ver os gar­ga­los da mo­bi­li­da­de é um dos prin­ci­pais de­sa­fi­os pa­ra o pró­xi­mo pre­fei­to. Quem as­su­mir em ja­nei­ro de 2017 vai en­con­trar uma ci­da­de em obras. A prin­ci­pal de­las é a cons­tru­ção de cor­re­do­res ex­clu­si­vos de ôni­bus, vol­ta­dos pa­ra tor­nar o trans­por­te pú­bli­co uma al­ter­na­ti­va mais atra­en­te ao pú­bli­co e ti­rar car­ros das ru­as. São qu­a­tro em cons­tru­ção e ou­tros se­te pro­je­ta­dos pa­ra se­rem fi­na­li­za­dos até 2020. O in­ves­ti­men­to de R$ 1,5 bi­lhão na exe­cu­ção dos ser­vi­ços vem, gran­de par­te, de fi­nan­ci­a­men­to com o BID (Ban­co In­te­ra­me­ri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to).

Os três prin­ci­pais can­di­da­tos à pre­fei­tu­ra pro­me­tem dar con­ti­nui­da­de ao pro­je­to.

O es­pe­ci­a­lis­ta em mo­bi­li­da­de ur­ba­na e pro­fes­sor do Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio da FEI, Cre­so de Fran­co Pei­xo­to, afir­ma que as pro­pos­tas do fu­tu­ro pre­fei­to de­vem in­cluir al­ter­na­ti­vas mais rá­pi­das de trans­por­te. “A cons­tru­ção do me­trô se­gue em rit­mo len­to. A pre­fei­tu­ra vai pre­ci­sar in­ves­tir em mo­de­los de BRT (Trans­por­te Rá­pi­do por Ôni­bus) pa­ra su­prir a ne­ces­si­da­de de co­ne­xões en­tre os bair­ros mais efi­ci­en­tes”, dis­se.

Pa­ra o pro­fes­sor, ou­tro pon­to im­por­tan­te é a re­du­ção de mor­tes no trân­si­to. “Qual­quer pro­je­to de­ve ser res­pal­da­do em se­gu­ran­ça viá­ria. A mé­dia de aci­den­tes de­ve vol­tar a cres­cer com o re­a­que­ci­men­to da eco­no­mia.”

Pei­xo­to tam­bém des­ta­ca a ne­ces­si­da­de de tor­nar a ar­re­ca­da­ção com mul­tas mais trans­pa­ren­te. “O pre­fei­to de­ve­ria cri­ar um si­te em que o mo­to­ris­ta pos­sa ve­ri­fi­car em que pro­je­to o va­lor da au­tu­a­ção foi in­ves­ti­do.”

AN­DRÉ AMERICO/AR­QUI­VO ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.