No­bel da Paz, Shi­mon Pe­res, 93, es­tá em co­ma após AVC

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O ex-pre­si­den­te de Is­ra­el e ga­nha­dor do prê­mio No­bel Shi­mon Pe­res so­freu on­tem um AVC (aci­den­te vas­cu­lar ce­re­bral) e foi co­lo­ca­do em co­ma in­du­zi­do pe­los mé­di­cos em um hos­pi­tal de Is­ra­el não iden­ti­fi­ca­do, in­for­mou sua por­ta-voz, Aye­let Fris­ch.

Em uma car­rei­ra de qua­se se­te dé­ca­das, Pe­res, de 93 anos, ser­viu em uma dú­zia de go­ver­nos is­ra­e­len­ses e foi du­as ve­zes pri­mei­ro-mi­nis­tro pe­lo Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta, em­bo­ra nun­ca te­nha ven­ci­do uma elei­ção ge­ral de­fi­ni­ti­va em cin­co ten­ta­ti­vas, de 1977 a 1996.

Pos­te­ri­or­men­te, ele ser­viu co­mo pre­si­den­te, uma fun­ção que é em mai­or par­te ce­ri­mo­ni­al em Is­ra­el, de 2007 a 2014, an­tes de dei­xar o go­ver­no.

Acor­dos de Os­lo “Shi­mon, te ama­mos, e a na­ção in­tei­ra de­se­ja sua re­cu­pe­ra­ção”, dis­se o pri­mei­ro-mi­nis­tro Ben­ja­min Ne­tanyahu, em co­mu­ni­ca­do. Pe­res ga­nhou o Prê­mio No­bel da Paz de 1994 jun­to com o fa­le­ci­do pre­miê de Is­ra­el Yitzhak Ra­bin e o fa­le­ci­do lí­der pa­les­ti­no Yas­ser Ara­fat pe­los Acor­dos de Os­lo em 1993, que eles e seus su­ces­so­res fa­lha­ram em trans­for­mar em um acor­do du­ra­dou­ro.

Pe­res já ha­via apre­sen­ta­do com­pli­ca­ções car­día­cas na se­ma­na pas­sa­da, quan­do re­ce­beu um mar­ca­pas­so. Fon­tes pró­xi­mas ao ex-pre­si­den­te as­se­gu­ram que ele se en­con­tra em con­di­ções “es­tá­veis” de saú­de, in­for­mou a An­sa.

| AMIR COHEN/REU­TERS

Pe­res: per­so­na­gem de uma ten­ta­ti­va de paz não al­can­ça­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.