Es­co­lher uma pro­fis­são exi­ge au­to­co­nhe­ci­men­to

Re­fle­tir so­bre ap­ti­dões e co­nhe­cer o co­ti­di­a­no das ocu­pa­ções são ca­mi­nhos pa­ra acer­tar na de­ci­são

Metro Brazil (ABC) - - Educação - CAR­LOS MINUANO

Quem já pas­sou por is­so sa­be co­mo é. Jun­to com a ho­ra de fa­zer uma fa­cul­da­de, em ge­ral, vem tam­bém um bo­ca­do de dú­vi­das e ques­ti­o­na­men­tos. Que cur­so fa­zer? Qual pro­fis­são ofe­re­ce mais opor­tu­ni­da­de? Ino­va­ções tec­no­ló­gi­cas e a glo­ba­li­za­ção vi­ra­ram o mer­ca­do de ca­be­ça pa­ra a bai­xo. Nes­se ce­ná­rio atu­al, on­de as mu­dan­ças se tor­na­ram cons­tan­tes, dú­vi­das au­men­tam e a ques­tão per­ma­ne­ce a mes­ma: afi­nal, o que fa­zer?

Se­gun­do es­pe­ci­a­lis­tas, a me­lhor for­ma de es­co­lher uma pro­fis­são é, an­tes de mais na­da, ter cla­re­za so­bre as pró­pri­as ap­ti­dões. “Exis­te uma di­fe­ren­ça mui­to gran­de em gos­tar de uma de­ter­mi­na­da car­rei­ra e ter ap­ti­dão pa­ra exer­cê-la”, afir­ma An­tu­nes Ra­fa­el, pro­fes­sor e co­or­de­na­dor de Ensino Mé­dio do Co­lé­gio Ofi­ci­na do Es­tu­dan­te, em Cam­pi­nas. Ou se­ja, au­to­co­nhe­ci­men­to é uma pe­ça-cha­ve nes­se mo­men­to.

Fei­to is­so, ou­tro pas­so im­por­tan­te é co­nhe­cer o dia a dia da pro­fis­são que pre­ten­de es­tu­dar. “Ter no­ções bá­si­cas do que faz aque­le pro­fis­si­o­nal e o que se­rá exi­gi­do de vo­cê após for­ma­do são fa­to­res es­sen­ci­ais pa­ra uma es­co­lha acer­ta­da”, ar­gu­men­ta Ra­fa­el.

Ou­tro de­sa­fio no ca­mi­nho de quem vai se pre­pa­rar pa­ra uma pro­fis­são é, sem dú­vi­da al­gu­ma, es­tar ca­da vez mais aten­to às mu­dan­ças pe­las quais o mer­ca­do de tra­ba­lho vem pas­san­do. “É um gran­de equí­vo­co achar que ape­nas a for­ma­ção uni­ver­si­tá­ria da­rá su­por­te pa­ra uma atu­a­ção con­sis­ten­te no mer­ca­do de tra­ba­lho”, aler­ta.

Já que, in­fe­liz­men­te, são pou­cas as ins­ti­tui­ções que man­têm a pre­o­cu­pa­ção de atu­a­li­za­ção de cur­rí­cu­lo, la­bo­ra­tó­ri­os e aná­li­ses do ce­ná­rio atu­al, ca­be ao es­tu­dan­te bus­car por con­ta pró­pria uma for­ma­ção con­tí­nua, ori­en­ta o pro­fes­sor.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/OFI­CI­NA DO ES­TU­DAN­TE

Es­tu­dan­tes de­vem ir além da for­ma­ção uni­ver­si­tá­ria, ori­en­ta pro­fes­sor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.