CLÁU­DIO HUMBERTO

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLAU­DIO.HUMBERTO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

FA­TI­A­MEN­TO: STF NÃO DESAUTORIZARÁ LEWAN­DOWS­KI. O Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral não vai al­te­rar o jul­ga­men­to de Dil­ma no Se­na­do pa­ra não de­sau­to­ri­zar ex-pre­si­den­te, Ri­car­do Lewan­dows­ki, e por­que “não é ór­gão con­sul­ti­vo, e sim jul­ga­dor”, afir­ma um dos mi­nis­tros ou­vi­dos pe­la co­lu­na. Ações con­tra ou pró-“fa­ti­a­men­to” se­rão ne­ga­das. A des­ti­tui­ção de Dil­ma é mes­mo de­fi­ni­ti­va, e os mi­nis­tros di­zem que à Jus­ti­ça de 1º grau ca­be­rá de­ci­dir so­bre os di­rei­tos po­lí­ti­cos de Dil­ma.

PO­SI­ÇÃO CONSENSUAL. Até mi­nis­tros que cri­ti­ca­ram o “fa­ti­a­men­to” pu­bli­ca­men­te, co­mo Cel­so de Mel­lo e Gil­mar Men­des, ten­dem a não de­sau­to­ri­zar Lewan­dows­ki.

NÃO É COI­SA DO STF. Mi­nis­tros do STF dis­cor­dam da de­ci­são de li­vrar Dil­ma da per­da dos di­rei­tos po­lí­ti­cos, mas acham que es­se as­sun­to não é do STF.

NÃO CA­BE RE­CUR­SO. O STF não se me­te no re­sul­ta­do do jul­ga­men­to de Dil­ma por­que o im­pe­a­ch­ment é prer­ro­ga­ti­va cons­ti­tu­ci­o­nal do Po­der Le­gis­la­ti­vo. EM NO­ME DE DIL­MA. Ao re­ve­lar en­con­tro nas elei­ções de 2014 em que o mi­nis­tro Ri­car­do Ber­zoi­ni pe­diu “aju­da” pa­ra que a La­va Ja­to não che­gas­se ao go­ver­no, Léo Pi­nhei­ro con­fir­mou ve­lha sus­pei­ta: Dil­ma sa­bia das ma­ra­cu­tai­as.

EM NO­ME PRÓ­PRIO. Léo Pi­nhei­ro con­tou a Sér­gio Mo­ro que se reu­niu com Ber­zoi­ni e o ex-se­na­dor Gim Ar­gel­lo, quan­do o mi­nis­tro de Dil­ma ten­tou ga­ran­tir que o go­ver­no não se “su­jas­se” com a CPI da Petrobras, on­de Gim man­da­va.

AL­VO FI­NAL. O apa­ren­te de­sin­te­res­se de Edu­ar­do Cu­nha em ne­go­ci­ar acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da é cor­res­pon­di­do pe­la for­ça-ta­re­fa da La­va Ja­to. A for­ça-ta­re­fa ava­lia que o ex-de­pu­ta­do não é fon­te, é al­vo fi­nal.

ARTILHARIA PESADA. Vi­ce-pre­si­den­te da CPI da Lei Rou­a­net, o de­pu­ta­do Sós­te­nes Ca­val­can­te (DEM-RJ) pro­me­te “artilharia pesada pa­ra o PT”. O pri­mei­ro re­que­ri­men­to pe­de a con­vo­ca­ção do ator pe­tis­ta Jo­sé de Abreu.

“ELA TAM­BÉM ES­TA­VA VE­LHA E DO­EN­TE.” DE­PU­TA­DO RI­CAR­DO IZAR (PP-SP) AO CONTESTAR OR­DEM DE DIL­MA PA­RA SACRIFICAR O CÃO NE­GO

| CAR­LOS HUMBERTO/STF

Mi­nis­tro Ri­car­do Lewan­dows­ki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.