SA diz que tem mais água, mas ‘se­ca’ con­ti­nua

Mo­ra­do­res afir­mam que ain­da têm pro­ble­mas no abas­te­ci­men­to

Metro Brazil (ABC) - - Foco - CADU PROIETI ME­TRO ABC

O Se­ma­sa (Sa­ne­a­men­to Am­bi­en­tal de San­to An­dré) in­for­mou on­tem que a Sa­besp (Com­pa­nhia Am­bi­en­tal do Es­ta­do de São Paulo) au­men­tou a quan­ti­da­de de água en­vi­a­da à ci­da­de no iní­cio des­te mês, o que, se­gun­do a au­tar­quia mu­ni­ci­pal, mi­ni­mi­zou pro­ble­mas de for­ne­ci­men­to em al­guns pon­tos da ci­da­de. No en­tan­to, o Me­tro Jor­nal ou­viu re­la­tos de mo­ra­do­res de se­te bair­ros que ain­da so­frem com tor­nei­ras se­cas.

“To­do dia fal­ta. Vem de ma­nhã, fi­ca um tem­po com água e de­pois para. A par­te bai­xa do bair­ro che­ga a fi­car até dois di­as sem água. Não sen­ti mu­dan­ça ne­nhu­ma nos úl­ti­mos di­as. On­tem (an­te­on­tem) mes­mo, te­ve água de ma­nhã e não ti­nha mais à tar­de”, dis­se o téc­ni­co em ma­nu­ten­ção An­der­son Wan­der­ley da Sil­va, 35 anos, mo­ra­dor do Con­do­mí­nio Ma­ra­ca­nã.

A re­por­ta­gem te­ve co­nhe­ci­men­to de fal­ta de água tam­bém na Vi­la Lin­da, Jar­dim Pro­gres­so, Jar­dim Las Ve­gas, Jar­dim Al­vo­ra­da e em dois bair­ros do 2º sub­dis­tri­to: Par­que Ca­pu­a­va e Jar­dim Ana Ma­ria, que, se­gun­do a pre­fei­tu­ra, ti­ve­ram pro­ble­mas com abas­te­ci­men­to re­du­zi­dos nes­te mês.

“Só não fal­tou água nos úl­ti­mos dois di­as. No do­min­go mes­mo vi que não ti­nha. Eles re­du­zem a pres­são em um cer­to ho­rá­rio e de­pois que vol­ta ela não tem for­ça para che­gar na cai­xa d’água”, afir­mou o apo­sen­ta­do Nel­son Gonçalves de Sa­les, 57 anos, mo­ra­dor do Jar­dim Pro­gres­so. Jus­ti­fi­ca­ti­vas O Se­ma­sa diz que a Sa­besp pas­sou a man­dar 200 li­tros por se­gun­do a mais des­de o iní­cio des­te mês, re­ce­ben­do ago­ra 2,1 mil li­tros por se­gun­do. “Ape­sar da en­tre­ga de mais água, para nor­ma­li­zar com­ple­ta­men­te o abas­te­ci­men­to, San­to An­dré ain­da pre­ci­sa re­ce­ber 2,7 mil li­tros por se­gun­do”, diz no­ta da au­tar­quia mu­ni­ci­pal.

O Se­ma­sa afir­ma que con­ti­nua em “es­ta­do de aten­ção”, prin­ci­pal­men­te nos di­as mais quen­tes, e ori­en­ta a po­pu­la­ção a man­ter o uso ra­ci­o­nal da água. “A pre­fei­tu­ra e a au­tar­quia mu­ni­ci­pal con­ti­nu­am a in­sis­tir jun­to à Sa­besp quan­to à ne­ces­si­da­de de San­to An­dré vol­tar a re­ce­ber a va­zão an­te­ri­or à cri­se hí­dri­ca, ou se­ja, mais 270 mil li­tros por se­gun­do.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.