saú­de Re­es­tru­tu­ra­ção na

No­vo pre­fei­to de São Ber­nar­do vai en­con­trar re­de de aten­di­men­to pas­san­do por mu­dan­ças, que ti­ve­ram iní­cio com a inau­gu­ra­ção do Hos­pi­tal de Clí­ni­cas

Metro Brazil (ABC) - - Foco - VA­NES­SA SELICANI

Em de­zem­bro de 2013, São Ber­nar­do ga­nhou uma das mai­o­res es­tru­tu­ras hos­pi­ta­la­res da re­gião, em pré­dio com 11 an­da­res em 36 mil me­tros qua­dra­dos de área cons­truí­da. O Hos­pi­tal de Clí­ni­cas foi inau­gu­ra­do na re­gião do Al­va­ren­ga com ca­pa­ci­da­de para aten­der até 10 mil con­sul­tas por mês e ofe­re­cer 293 lei­tos, 197 de­les des­ti­na­dos a in­ter­na­ção.

Ta­ma­nha es­tru­tu­ra exi­gi­ria tam­bém re­es­tru­tu­ra­ção da re­de pú­bli­ca. Mas qua­se três anos de­pois, o HC ain­da não con­se­guiu atin­gir 100% de sua ca­pa­ci­da­de e as mu­dan­ças nos equi­pa­men­tos não fo­ram fi­na­li­za­das. De acor­do com o si­te da pre­fei­tu­ra, o hos­pi­tal con­ta atu­al­men­te com 110 lei­tos, me­nos da me­ta­de do pla­ne­ja­do. A ad­mi­nis­tra­ção afir­ma que são re­a­li­za­das 2,5 mil con­sul­tas am­bu­la­to­ri­ais men­sal­men­te, além de 320 ci­rur­gi­as e 500 in­ter­na­ções. “O hos­pi­tal vem am­pli­an­do seus ser­vi­ços gra­da­ti­va­men­te, co­mo é o re­co­men­dá­vel tec­ni­ca­men­te em um hos­pi­tal de gran­de por­te”, diz em no­ta a pre­fei­tu­ra.

O pro­je­to de re­es­tru­tu­ra­ção da Se­cre­ta­ria de Saú­de era con­cen­trar as es­pe­ci­a­li­da­des de in­ter­ven­ções clí­ni­cas e ci­rúr­gi­cas no no­vo HC. O HMU (Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal Uni­ver­si­tá­rio) se­ria trans­for­ma­do em cen­tro ma­ter­no-in­fan­til, as­su­min­do to­dos os par­tos da ci­da­de. O Hos­pi­tal de En­si­no An­chi­e­ta se­ria vol­ta­do para tra­ta­men­to on­co­ló­gi­co e o Pron­to-So­cor­ro Cen­tral, trans­for­ma­do em Hos­pi­tal de Ur­gên­cia.

O pró­xi­mo pre­fei­to en­con­tra­rá as obras des­ta uni­da­de de ur­gên­cia em cur­so, mas te­rá de con­cre­ti­zar a re­es­tru­tu­ra­ção e co­lo­car o Hos­pi­tal de Clí­ni­cas em fun­ci­o­na­men­to má­xi­mo.

No aten­di­men­to da re­de bá­si­ca, o no­vo go­ver­nan­te vai ter o de­sa­fio de ad­mi­nis­trar de­man­da men­sal de 43 mil con­sul­tas. A ci­da­de tem atu­al­men­te 34 UBSs (Uni­da­des Bá­si­cas de Saú­de), sen­do três cri­a­das nos úl­ti­mos oi­to anos: Jar­dim das Oli­vei­ras, Mon­ta­nhão e Areião. Des­te to­tal de uni­da­des, 29 pas­sa­ram re­cen­te­men­te por re­for­ma e am­pli­a­ção.

DIVULGAÇÃO/PMSBC

Hos­pi­tal de Clí­ni­cas de São Ber­nar­do, na re­gião do Al­va­ren­ga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.