Con­fu­são en­tre PMs e es­tu­dan­tes ‘abre’ a CPI

Me­ren­da. Alu­nos acam­pa­ram em fren­te à Alesp para ga­ran­tir lu­ga­res na ses­são, mas não pu­de­ram en­trar e ten­ta­ram in­va­dir o ple­ná­rio

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

A Po­lí­cia Mi­li­tar usou gás de pi­men­ta para dis­per­sar um gru­po de es­tu­dan­tes que ten­tou en­trar em uma ses­são da CPI da Me­ren­da – que in­ves­ti­ga frau­des em con­tra­tos de ali­men­ta­ção de es­co­las do Es­ta­do e de pre­fei­tu­ras pau­lis­tas – na ma­nhã de on­tem. Um ado­les­cen­te de 16 anos foi de­ti­do e dois po­li­ci­ais fi­ca­ram fe­ri­dos, se­gun­do a cor­po­ra­ção.

Os alu­nos acam­pa­ram em fren­te à Alesp (As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va) du­ran­te a noi­te para ga­ran­tir lu­ga­res na ses­são – a ca­da en­con­tro é fei­ta uma dis­tri­bui­ção de se­nhas. Na aber­tu­ra da Ca­sa, po­rém, uma fi­la já se for­ma­va com pes­so­as que en­tra­ram pe­lo es­ta­ci­o­na­men­to.

Co­mo a en­tra­da a pé por es­se lo­cal não é per­mi­ti­da, a Alesp afir­mou que irá apu­rar co­mo as pes­so­as que es­ta­vam na fi­la con­se­gui­ram che­gar an­tes dos alu­nos.

Hou­ve uma ne­go­ci­a­ção com a PM que per­mi­ti­ria a par­ti­ci­pa­ção de dez es­tu­dan­tes, mas ou­tros ten­ta­ram en­trar na ses­são, e po­li­ci­ais fi­ze­ram um cor­dão para ten­tar con­ter o gru­po.

Um ci­ne­gra­fis­ta da Glo­bo News afir­mou ter si­do agre­di­do por um po­li­ci­al. Se­gun­do a Abert (As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Emis­so­ras de Rá­dio e Te­le­vi­são), Amós Ale­xan­dre le­vou um so­co e foi der­ru­ba­do du­as ve­zes. A en­ti­da­de re­pu­di­ou a ação po­li­ci­al.

De­pois, um no­vo prin­cí­pio de con­fu­são in­ter­rom­peu o iní­cio da ses­são. O de­pu­ta­do Zi­co Pra­do (PT) era im­pe­di­do de en­trar, e quan­do o pre­si­den­te da CPI, Mar­cos Zer­bi­ni (PSDB), foi li­be­rar a en­tra­da do par­la­men­tar, alu­nos ten­ta­ram no­va­men­te in­va­dir o au­di­tó­rio. A PM fez de no­vo um cor­dão para re­ti­rar os ma­ni­fes­tan­tes.

A ses­são Os es­tu­dan­tes que acam­pa­ram na Alesp que­ri­am acom­pa­nhar o de­poi­men­to do pre­si­den­te da Ca­sa, Fer­nan­do Ca­pez (PSDB). Ele é sus­pei­to de ter se be­ne­fi­ci­a­do com os con­tra­tos in­ves­ti­ga­dos pe­la CPI. “Se eu ti­ves­se fei­to uma coi­sa des­sa, eu te­ria ver­go­nha de es­tar aqui”. de­fen­deu-se.

ME­TRO

| DA­NI­LO VER­PA/FOLHAPRESS

Po­li­ci­ais fi­ze­ram cor­dão para con­ter ma­ni­fes­tan­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.