No­va che­fe da AGU re ba­te acu­sa­ção de an­te­ces­sor

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A no­va ad­vo­ga­da-ge­ral da União, Gra­ce Men­don­ça, to­mou pos­se on­tem e apro­vei­tou para re­ba­ter as acu­sa­ções de seu an­te­ces­sor, Fá­bio Me­di­na Osó­rio, de que ela te­ria con­tri­buí­do em um es­que­ma para bar­rar as in­ves­ti­ga­ções da La­va-Ja­to no âm­bi­to da AGU (Ad­vo­ca­cia Ge­ral da União).

Se­gun­do Me­di­na, o mi­nis­tro da Ca­sa Ci­vil, Eli­seu Pa­di­lha, te­ria de­ter­mi­na­do que o ór­gão fi­cas­se de fo­ra do as­sun­to das in­ves­ti­ga­ções, e Gra­ce, até en­tão res­pon­sá­vel pe­las re­la­ções com o STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), se­ria res­pon­sá­vel por pro­te­lar o as­sun­to.

“Re­ce­be­mos as acu­sa­ções com sur­pre­sa, por­que são de­cla­ra­ções in­fun­da­das e não guar­dam qual­quer ti­po de am­pa­ro na atu­a­ção da Ca­sa. Não têm o me­nor fun­da­men­to”, de­cla­rou a no­va ad­vo­ga­da-ge­ral.

Pre­sen­te na pos­se, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB) elo­gi­ou a tra­je­tó­ria de Gra­ce – que é a pri­mei­ra mu­lher a in­te­grar seu al­to es­ca­lão – e sua re­la­ção com os de­mais ór­gãos. “So­mos re­pre­sen­tan­tes do po­der. Não so­mos o po­der. As­sim sen­do, te­mos de agir har­mo­ni­ca­men­te para po­der fa­zer cres­cer o país”, de­cla­rou o pre­si­den­te. Bi­o­gra­fia Nas­ci­da em Ja­nuá­ria (MG), Gra­ce Men­don­ça tem 47 anos e é ad­vo­ga­da da AGU des­de 2001. Es­pe­ci­a­lis­ta em di­rei­to pro­ces­su­al, ela ocu­pou car­gos co­mo o de co­or­de­na­do­ra-ge­ral do ga­bi­ne­te e ad­jun­ta do ad­vo­ga­do-ge­ral. ME­TRO BRASÍLIA

| AN­TO­NIO CRUZ/AGÊN­CIA BRA­SIL

Gra­ce é a 1ª mu­lher no al­to es­ca­lão de Te­mer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.