Ex-mi­nis­tro ata­ca Ja­not em car­ta

Eu­gê­nio Ara­gão, que é sub­pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca, di­vul­gou car­ta aber­ta em que res­pon­deu a crí­ti­cas do che­fe – e ex-ali­a­do – a qu­em ques­ti­o­na a La­va Ja­to

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - RAPHA­EL VELEDA ME­TRO BRASÍLIA

A cri­se po­lí­ti­ca em tor­no da Ope­ra­ção La­va Ja­to e do im­pe­a­ch­ment da ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff (PT) co­lo­cou fo­go nas dis­pu­tas in­ter­nas da Pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca. Du­as se­ma­nas após a re­nún­cia da vi­ce-pro­cu­ra­do­ra-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ela Wi­ec­ko de Cas­ti­lho – que par­ti­ci­pou de uma ma­ni­fes­ta­ção que clas­si­fi­cou o im­pe­a­ch­ment de gol­pe –, o sub­pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca Eu­gê­nio Ara­gão, ex-mi­nis­tro da Jus­ti­ça de Dil­ma, di­vul­gou uma car­ta aber­ta com for­tes crí­ti­cas a seu che­fe, Ro­dri­go Ja­not, e à con­du­ção da ope­ra­ção La­va Ja­to pe­la PGR.

Ara­gão fez cam­pa­nha para a in­di­ca­ção de Ja­not ao car­go e, en­quan­to os dois eram ami­gos, ocu­pa­va o car­go in­te­ri­na­men­te nas au­sên­ci­as do pro­cu­ra­dor-ge­ral. Ago­ra, diz que “ami­go não trai”.

A car­ta, di­vul­ga­da on­tem pe­lo si­te do jor­na­lis­ta Mar­ce­lo Au­ler, é uma res­pos­ta de Ara­gão ao dis­cur­so de Ja­not na pos­se da mi­nis­tra Cár­men Lú­cia co­mo pre­si­den­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, na úl­ti­ma se­gun­da. No even­to, o PGR dis­se que “tem ob­ser­va­do diu­tur­na­men­te um tra­ba­lho de­so­nes­to de des­cons­tru­ção da ima­gem de in­ves­ti­ga­do­res e de juí­zes” en­vol­vi­dos na La­va Ja­to.

O ex-mi­nis­tro da Jus­ti­ça ini­cia o do­cu­men­to di­zen­do “vis­to a ca­ra­pu­ça” e faz lon­go re­la­to do que afir­ma se­rem mu­dan­ças de po­si­ção de Ja­not. Na con­clu­são, dis­pa­ra: “En­quan­to tra­ba­lhei con­si­go, dei-lhe o que lhe era de di­rei­to e o que me era de de­ver: le­al­da­de, su­bor­di­na­ção e con­fi­an­ça. E, a mim, o Se­nhor pa­re­ce tam­bém ter da­do o que en­ten­de ser meu: a acu­sa­ção de agir de­so­nes­ta­men­te”.

Pro­cu­ra­do, Ja­not não se ma­ni­fes­tou.

| ELZA FIÚZA/AGÊN­CIA BRA­SIL

Pro­cu­ra­dor e che­fe de Ara­gão, Ja­not não se pro­nun­ci­ou

| MAR­CE­LO CAMARGO/AGÊN­CIA BRA­SIL

Sub­pro­cu­ra­dor, Ara­gão foi mi­nis­tro do governo Dil­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.