ADRE­NA­LI­NA PU­RA

Ex-pi­lo­to da F-1 e Indy, ita­li­a­no Ales­san­dro Za­nar­di con­quis­ta ou­ro no ciclismo con­trar­re­ló­gio na vés­pe­ra do dia em que aci­den­te que cau­sou a am­pu­ta­ção de su­as per­nas com­ple­tou 15 anos

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

“Acom­pa­nhei a car­rei­ra in­tei­ra de [Ayr­ton] Sen­na. Foi meu pri­mei­ro con­ta­to com as coi­sas do Bra­sil.” “No lu­gar on­de ho­je é o Par­que Olím­pi­co era o Au­tó­dro­mo de Ja­ca­re­pa­guá. Eu che­guei a cor­rer lá pe­la Indy.” “Por cau­sa do meu no­me, eu con­si­go as coi­sas com mais fa­ci­li­da­de do que ou­tras pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia.” ALES­SAN­DRO ZA­NAR­DI, PA­RA­TLE­TA

Há exa­tos 15 anos, o ita­li­a­no Ales­san­dro Za­nar­di, de 49 anos, vi­via uma tra­gé­dia ao ba­ter no cir­cui­to de Lau­sit­zing, na Ale­ma­nha, que pro­vo­cou a am­pu­ta­ção de su­as per­nas e quan­do te­ve que ser re­a­ni­ma­do se­te ve­zes. On­tem, no en­tan­to, o ex-pi­lo­to da F-1 e Indy te­ve uma con­quis­ta com mui­tos mo­ti­vos para co­me­mo­rar.

De­pois de um lon­go pe­río­do de re­cu­pe­ra­ção, o ita­li­a­no de­ci­diu con­ti­nu­ar de­di­can­do sua vi­da à ve­lo­ci­da­de e apos­tou no es­por­te pa­ra­lím­pi­co, mais es­pe­ci­fi­ca­men­te o ciclismo de es­tra­da. E, na ma­nhã de on­tem, na or­la da zo­na oes­te ca­ri­o­ca, o pa­ra­tle­ta da Itá­lia che­gou ao to­po do pó­dio na pro­va do con­trar­re­ló­gio, clas­se H5, com a mar­ca de 28m36s81.

“Nor­mal­men­te, não agra­de­ço a Deus por es­se ti­po de coi­sa, por­que acho que Ele tem coi­sas mais im­por­tan­tes para se pre­o­cu­par. Mas ho­je foi de­mais. En­tão, eu le­van­tei meus olhos e agra­de­ci”, dis­se o me­da­lhis­ta de ou­ro. O aus­tra­li­a­no Stu­art Tripp fi­cou com o vi­ce-cam­pe­o­na­to. Os­car San­chez, dos Es­ta­dos Uni­dos, fe­chou o pó­dio da pro­va.

Foi a quarta me­da­lha pa­ra­lím­pi­ca de Za­nar­di. Em Lon­dres, na úl­ti­ma edi­ção dos Jo­gos em 2012, ele fa­tu­rou as ou­tras três. “Eu me per­gun­ta­va se po­de­ria vol­tar a par­ti­ci­par do au­to­mo­bi­lis­mo, mas nem con­se­guia ir ao ba­nhei­ro. Pre­ci­sa­va de aju­da. Es­sa era mi­nha pri­o­ri­da­de. De­pois, re­con­quis­tei for­ça e con­tro­le. Ho­je, es­tou aqui”, co­me­mo­rou ao fim da pro­va.

Bra­si­lei­ro con­se­gue bron­ze

No pri­mei­ro dia do ciclismo de es­tra­da, o Bra­sil tam­bém con­se­guiu uma me­da­lha. O au­tor do fei­to foi Lau­ro Cé­sar Cha­man. Com 37m37s43, fez o ter­cei­ro me­lhor tem­po da fi­nal do ciclismo con­trar­re­ló­gio, ca­te­go­ria C5, on­tem, e ga­ran­tiu mais um bron­ze para a de­le­ga­ção da ca­sa. O cam­peão pa­ra­lím­pi­co foi o re­pre­sen­tan­te da Ucrâ­nia, Yehor De­mentyev. Alis­tair Da­nohe, da Aus­trá­lia, fi­cou com a me­da­lha de pra­ta.

| REU­TERS/JASON CAIRNDUFF

Ales­san­dro Za­nar­di con­quis­tou sua quarta me­da­lha em Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos on­tem, na zo­na oes­te do Rio

| REU­TERS/JASON CAIRNDUFF

Cam­peão se emo­ci­o­na ao su­bir no pó­dio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.