País te­ve 137 in­dí­ge­nas as­sas­si­na­dos em 2015

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - RAPHAEL VELEDA

Na vés­pe­ra da vi­ra­da do ano pas­sa­do, Ví­tor Pin­to, um me­ni­no in­dí­ge­na de ape­nas 2 anos, foi de­go­la­do no co­lo de sua mãe, na ro­do­viá­ria de Im­bi­tu­ba, in­te­ri­or de San­ta Ca­ta­ri­na. O cri­me bár­ba­ro ga­nhou as man­che­tes, mas o ano pas­sa­do re­gis­trou ou­tros 136 ho­mi­cí­di­os de re­pre­sen­tan­tes de po­vos na­ti­vos do país, re­ve­la o re­la­tó­rio anu­al “Vi­o­lên­cia Con­tra os Po­vos In­dí­ge­nas no Bra­sil”, cu­jos da­dos de 2015 fo­ram di­vul­ga­dos on­tem pe­lo Ci­mi (Con­se­lho In­di­ge­nis­ta Mis­si­o­ná­rio), en­ti­da­de li­ga­da à Igre­ja Ca­tó­li­ca.

É uma mor­te vi­o­len­ta a me­nos em re­la­ção ao ano an­te­ri­or, mas um nú­me­ro bem mai­or do que em 2013 (53 ho­mi­cí­di­os) e 2012 (60).

“A mai­o­ria des­sas mor­tes é fru­to de con­fli­tos agrá­ri­os. Se­ri­am evi­ta­das se a Cons­ti­tui­ção fos­se cum­pri­da e as ter­ras in­dí­ge­nas fos­sem de­mar­ca­das” ava­lia Lu­ci­a­no Maia, pro­cu­ra­dor re­gi­o­nal da Re­pú­bli­ca da 5ª Re­gião, que par­ti­ci­pou do even­to de divulgação. San­gue no MS O Ma­to Gros­so do Sul é o Es­tra­do que con­cen­tra a mai­o­ria dos con­fli­tos e mor­tes re­la­ta­dos. Dos 891 ho­mi­cí­di­os de in­dí­ge­nas re­gis­tra­dos pe­lo Ci­mi des­de 2003 no Bra­sil, 426 (47%) ocor­re­ram lá.

No ano pas­sa­do, das 18 ocor­rên­ci­as de con­fli­tos aber­tos en­tre in­dí­ge­nas e não in­dí­ge­nas, 10 ocor­re­ram no MS.

| MAR­CE­LO CAMARGO/AGÊNCIA BRA­SIL

Po­vos na­ti­vos bus­cam di­rei­tos em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.