BRIGA BOA

Tem­po­ra­da 2016 chega à sua úl­ti­ma cor­ri­da, em So­no­ma, com Si­mon Pa­ge­naud e Will Power na lu­ta pe­lo tí­tu­lo

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

Fo­ram 15 pro­vas até aqui, com dis­pu­tas in­ten­sas, mui­ta emo­ção e sur­pre­sas, mas ape­nas dois pi­lo­tos es­tão na briga pa­ra le­van­tar a ta­ça de cam­peão da tem­po­ra­da 2016 da Fór­mu­la Indy: Si­mon Pa­ge­naud e Will Power, que cor­rem pe­la mes­ma equi­pe, a Pens­ke. A du­pla es­ta­rá na pis­ta nes­te do­min­go, no Gran­de Prê­mio de So­no­ma, úl­ti­ma cor­ri­da do ano, que te­rá trans­mis­são ao vi­vo da Band e do Bands­ports, às 19h30.

A re­gu­la­ri­da­de dos dois pi­lo­tos na tem­po­ra­da im­pres­si­o­na. Po­de se di­zer que o cam­pe­o­na­to foi di­vi­di­do em du­as par­tes. Na pri­mei­ra, o fran­cês Pa­ge­naud do­mi­nou. Fo­ram qua­tro vi­tó­ri­as até aqui, sen­do três se­gui­das na pri­mei­ra per­na da com­pe­ti­ção, e três se­gun­do lu­ga­res. Com sua boa per­for­man­ce, che­gou a 555 pon­tos.

Cam­peão em 2014, o aus­tra­li­a­no Power lu­ta pe­lo seu se­gun­do ca­ne­co e foi o des­ta­que da se­gun­da par­te do tor­neio. Will tam­bém ven­ceu qua­tro ve­zes e sua per­for­man­ce ga­nhou des­ta­que qu­an­do con­quis­tou du­as se­gui­das, em De­troit e Elkhart La­ke. O pi­lo­to ain­da foi du­as ve­zes se­gun­do co­lo­ca­do e uma vez ter­cei­ro. Ele chega à fi­nal com 512 pon­tos.

O GP de So­no­ma ga­nha um bri­lho es­pe­ci­al por­que a pon­tu­a­ção é do­bra­da. As­sim, ca­so Power ven­ça, ele faz pe­lo me­nos 100 pon­tos e pre­ci­sa tor­cer pa­ra Pa­ge­naud che­gar no má­xi­mo em sex­to e ain­da não ser po­le po­si­ti­on ou fa­zer a vol­ta mais rá­pi­da da cor­ri­da, que lhe ren­de­ri­am pon­tos ex­tras. Ao fran­cês, bas­ta che­gar a fren­te do ri­val ou, en­tão, não fi­car mui­to pa­ra trás.

Qua­se…

Por pou­co He­lio Cas­tro­ne­ves não es­tá na dis­pu­ta do tí­tu­lo. Ter­cei­ro co­lo­ca­do na clas­si­fi­ca­ção ge­ral, ao la­do de Scott Di­xon, com 451 pon­tos, o bra­si­lei­ro não po­de mais al­can­çar Pa­ge­naud. “Fi­ze­mos o pos­sí­vel e não dei­xa de ser frus­tran­te ver que to­do o es­for­ço não ge­rou os re­sul­ta­dos que es­pe­rá­va­mos e me­re­cía­mos”, dis­se o pi­lo­to em sua co­lu­na no Metro Jor­nal.

Cas­tro­ne­ves ain­da co­men­tou so­bre apo­sen­ta­do­ria e cra­vou que, por en­quan­to, es­tá fo­ra de co­gi­ta­ção. “Não há mo­ti­vos pa­ra apo­sen­ta­do­ria. Con­ti­nuo com­pe­ti­ti­vo, te­nho uma equi­pe que me apoia, um bom equi­pa­men­to e, prin­ci­pal­men­te, si­go com uma von­ta­de enorme de fa­zer o que fa­ço”.

Ou­tro bra­si­lei­ro na com­pe­ti­ção e úl­ti­mo cam­peão do país na ca­te­go­ria, em 2004, Tony Ka­na­an fez um cam­pe­o­na­to ape­nas re­gu­lar e chega a úl­ti­ma cor­ri­da em sex­to na clas­si­fi­ca­ção ge­ral.

FOTOS: CHRISTIAN PETERSEN/GETTY IMAGES

Quem le­va a ta­ça: Will Power (esq.) ou Si­mon Pa­ge­naud?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.