Me­lho­rar a edu­ca­ção é uma das me­tas

Pos­tu­lan­tes ao Pa­ço de San­to An­dré pro­me­tem am­pli­ar va­gas em cre­che e for­ta­le­cer re­de de en­si­no

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

San­to An­dré tem apro­xi­ma­da­men­te 120 mil cri­an­ças e ado­les­cen­tes em ida­de es­co­lar, en­tre ze­ro e 14 anos, con­si­de­ran­do os que pre­ci­sam de cre­che, edu­ca­ção in­fan­til e fun­da­men­tal - os da­dos são da Fun­da­ção Se­a­de (Sis­te­ma Es­ta­du­al de Aná­li­se de Da­dos). E em to­das es­sas mo­da­li­da­des de edu­ca­ção há pro­ble­mas a se­rem cor­ri­gi­dos. Co­mo es­se pú­bli­co in­fa­to­ju­ve­nil não vo­ta, os can­di­da­tos de­vem apre­sen­tar pro­pos­tas e con­ven­cer os pais e res­pon­sá­veis por es­sa po­pu­la­ção de que po­dem fa­zer me­lhor pe­la for­ma­ção dos fi­lhos.

Para a po­pu­la­ção de ze­ro a 3 anos, o de­sa­fio é am­pli­ar o nú­me­ro de va­gas em cre­ches. Se­gun­do da­dos do SIM (Sis­te­ma de In­for­ma­ções Mu­ni­ci­pais) da Edu­ca­ção, o mu­ni­cí­pio ti­nha até 2014 so­men­te 38,4% da po­pu­la­ção nes­ta fai­xa etá­ria ma­tri­cu­la­da em cre­ches. Ten­do 34,3 mil cri­an­ças com es­sa ida­de na ci­da­de, o dé­fi­cit de va­gas é de apro­xi­ma­da­men­te 21,1 mil cri­an­ças. Re­sol­ver es­se pro­ble­ma não é ta­re­fa fá­cil. Al­guns can­di­da­tos pro­me­tem ze­rar es­sa fi­la. Se­rá que con­se­guem?

Ou­tro de­sa­fio é qua­li­fi­car o en­si­no in­fan­til e fun­da­men­tal. En­quan­to as no­tas do Ideb no ano pas­sa­do em São Ca­e­ta­no e São Ber­nar­do já atin­gi­ram a me­ta para 2021, San­to An­dré ape­nas su­pe­rou a ava­li­a­ção es­pe­ra­da para 2015, com ín­di­ce de 6,2 para o 5º ano do en­si­no fun­da­men­tal.

Por­tan­to, os de­sa­fi­os para me­lho­rar a edu­ca­ção em San­to An­dré são di­ver­sos. Se­rá que eles dão con­ta? Ve­ja ao la­do as pro­pos­tas dos prin­ci­pais can­di­da­tos à pre­fei­tu­ra para es­se se­tor.

San­to An­dré tem 120 mil cri­an­ças em ida­de es­co­lar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.