CPI da Rou­a­net de­ve co­me­çar nes­ta se­ma­na

Co­mis­são cri­a­da para in­ves­ti­gar des­vi­os em re­pas­ses fe­de­rais para pro­je­tos cul­tu­rais de­fi­ne ho­je o ca­len­dá­rio

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

A apro­xi­ma­ção das elei­ções mu­ni­ci­pais vai es­va­zi­ar o Con­gres­so Na­ci­o­nal pe­las pró­xi­mas du­as se­ma­nas, mas a po­lê­mi­ca CPI (Co­mis­são Par­la­men­tar de Inqué­ri­to) que vai in­ves­ti­gar a apli­ca­ção de re­cur­sos da Lei Rou­a­net – de in­cen­ti­vo a pro­du­ções cul­tu­rais – vai co­me­çar a tra­ba­lhar in­ter­na­men­te, afir­ma seu pre­si­den­te, o de­pu­ta­do fe­de­ral Al­ber­to Fra­ga (DEM-DF).

O par­la­men­tar – que es­tá sen­do bom­bar­de­a­do por de­sa­fe­tos por ser um dos ex­po­en­tes da cha­ma­da ‘ban­ca­da da ba­la’ – se reú­ne ho­je com o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), para acer­tar cro­no­gra­ma. Para Fra­ga, uma das gran­des di­fi­cul­da­des dos tra­ba­lhos se­rá su­pe­rar o em­ba­te ide­o­ló­gi­co em tor­no do te­ma.

“Uma ope­ra­ção da Po­lí­cia Fe­de­ral [a Bo­ca Li­vre, de­fla­gra­da em ju­nho] mos­trou gra­ves in­dí­ci­os de des­vio, co­mo o uso do dinheiro pú­bli­co até em ca­sa­men­to de lu­xo. Nos­so ob­je­ti­vo é fa­zer com que o re­cur­so che­gue a qu­em pre­ci­sa, que eu acre­di­to que são os ar­tis­tas ini­ci­an­tes, sem tan­ta fa­ma”, afir­ma. “Não me pa­re­ce cer­to que ar­tis­tas co­mo Lu­an San­ta­na con­si­gam cap­tar re­cur­sos pe­la Rou­a­net”, com­ple­ta o par­la­men­tar. Po­lê­mi­ca com Zé de Abreu Um dos au­to­res do re­que­ri­men­to para a cri­a­ção da CPI, o de­pu­ta­do Sós­te­nes Ca­val­can­te (DEM-RJ) anun­ci­ou que o pri­mei­ro con­vo­ca­do a de­por na CPI se­rá o ator José de Abreu, que tra­ba­lha na “Re­de Glo­bo” e tem for­te atu­a­ção po­lí­ti­ca e foi crí­ti­co do im­pe­a­ch­ment da ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff (PT). “Ele po­de ser con­vo­ca­do, pois es­tá ina­dim­plen­te com a Lei Rou­a­net des­de 2007, mas não é cen­tral na CPI, não é nos­so fo­co”, es­qui­va-se Fra­ga.

Pe­lo Twit­ter, Abreu iro­ni­zou

“To­do pro­ce­di­men­to que vai apu­rar cri­mes na ges­tão pe­tis­ta é acu­sa­do de ser po­li­ti­za­do e ide­o­ló­gi­co. A PF já en­con­trou in­dí­ci­os de R$ 180 mi­lhões em des­vi­os. Que­re­mos in­ves­ti­gar e bus­car ma­nei­ras de des­ti­nar os re­cur­sos pú­bli­cos para ar­tis­tas que pre­ci­sam.” DE­PU­TA­DO FE­DE­RAL ABER­TO FRA­GA (DEMDF), PRE­SI­DEN­TE DA CPI DA LEI ROU­A­NET

a con­vo­ca­ção e ata­cou Fra­ga, que foi con­de­na­do por por­te ile­gal de ar­ma em 2013. “Os pe­tis­tas acu­sam a CPI de ide­o­ló­gi­ca e me ata­cam por pro­ces­sos que es­tão cor­ren­do. Sou par­la­men­tar e fui es­co­lhi­do pe­los meus pa­res para a pre­si­dên­cia. Va­mos fa­zer um tra­ba­lho sé­rio”, de­fen­de-se o de­pu­ta­do.

O re­la­tor e os mem­bros da CPI ain­da não fo­ram es­co­lhi­dos.

| ZECA RI­BEI­RO/AGÊN­CIA C­MA­RA

Pre­si­den­te da CPI, Fra­ga quer evi­tar em­ba­te ide­o­ló­gi­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.