Ina­dim­plen­tes não sa­bem o que ga­nham nem o que de­vem

42,2% dos de­ve­do­res não têm co­nhe­ci­men­to de su­as con­tas

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

É gran­de a par­ce­la da­que­les que des­co­nhe­cem o quan­to te­rão que pa­gar de con­tas no cré­di­to no mês se­guin­te ou mes­mo o quan­to ga­nham. Es­se com­por­ta­men­to a res­pei­to das pró­pri­as con­tas são al­gu­mas das ra­zões que di­fi­cul­tam o pa­ga­men­to das dí­vi­das atra­sa­das.

Se­gun­do uma pes­qui­sa na­ci­o­nal re­a­li­za­da pe­lo SPC Bra­sil e pe­la Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas, 42,2% dos ina­dim­plen­tes não têm mui­to co­nhe­ci­men­to so­bre o nú­me­ro de par­ce­las das com­pras a cré­di­to que se­rão pa­gas no pró­xi­mo mês, três em ca­da dez (33,9%) não sa­bem ao cer­to o va­lor das con­tas bá­si­cas e 40,3% des­co­nhe­cem até mes­mo sua ren­da to­tal.

“O bai­xo co­nhe­ci­men­to das con­tas, das par­ce­las a pa­gar e dos pro­du­tos e ser­vi­ços ad­qui­ri­dos por meio do cré­di­to in­di­ca que o con­su­mi­dor per­deu o con­tro­le da si­tu­a­ção. Nes­se ce­ná­rio, é ex­tre­ma­men­te di­fí­cil sair da ina­dim­plên­cia, pois a pes­soa se tor­na in­ca­paz de ne­go­ci­ar me­lhor as dí­vi­das e até mes­mo de iden­ti­fi­car as áre­as em que é pre­ci­so re­a­li­zar ajus­tes e cor­tes de gas­tos”, afir­ma José Vig­no­li, edu­ca­dor fi­nan­cei­ro do SPC Bra­sil. A en­ti­da­de es­ti­ma que 58,8 mi­lhões de bra­si­lei­ros es­ta­vam ne­ga­ti­va­dos em agos­to.

Além dis­so, dois em ca­da cin­co bra­si­lei­ros ina­dim­plen­tes não tem co­nhe­ci­men­to so­bre os va­lo­res dos pro­du­tos e ser­vi­ços com­pra­dos a cré­di­to que se­rão pa­gos no pró­xi­mo mês (43,5%) e nem quais são eles (43,5%)

Quan­do per­gun­ta­dos so­bre quais são as pri­o­ri­da­des fi­nan­cei­ras, as mais ci­ta­das fo­ram a com­pra de ali­men­tos, pro­du­tos de hi­gi­e­ne e lim­pe­za (43,9%), se­gui­do pe­lo pa­ga­men­to no pra­zo das con­tas men­sais, co­mo luz e te­le­fo­ne (30,6%) e o pa­ga­men­to das dí­vi­das em atra­so para lim­par o no­me (11%).

| TÂNIA RÊGO/AGÊN­CIA BRA­SIL

Con­su­mi­do­res ten­tam ne­go­ci­ar dí­vi­das em fei­rão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.