Po­lí­cia bus­ca pis­tas so­bre ex­plo­sões em No­va York

Go­ver­na­dor diz que ata­que foi ato ter­ro­ris­ta, mas sem vín­cu­los in­ter­na­ci­o­nais. Bom­ba dei­xou 29 pes­so­as fe­ri­das no úl­ti­mo sá­ba­do

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

As au­to­ri­da­des in­ves­ti­gam co­mo um “ato ter­ro­ris­ta” o ata­que com ex­plo­si­vos que dei­xou 29 fe­ri­dos no sá­ba­do no bair­ro de Chel­sea, no cen­tro de No­va York, di­as an­tes da aber­tu­ra da As­sem­bleia Ge­ral das Na­ções Uni­das.

O go­ver­na­dor do Es­ta­do de No­va York, An­drew Cu­o­mo, con­si­de­rou o ata­que com bom­ba co­mo um “ato ter­ro­ris­ta”, mas des­car­tou que es­te­ja vin­cu­la­do ao “ter­ro­ris­mo in­ter­na­ci­o­nal”.

“É ob­vi­a­men­te um ato ter­ro­ris­ta, mas não es­tá vin­cu­la­do ao ter­ro­ris­mo in­ter­na­ci­o­nal. Quer di­zer, não en­con­tra­mos co­ne­xões com o gru­po Es­ta­do Is­lâ­mi­co”, dis­se on­tem o go­ver­na­dor Cu­o­mo.

O pre­fei­to de No­va York, Bill de Bla­sio, dis­se que ain­da não se sa­be o mo­ti­vo do ata­que. “Não sa­be­mos se te­ve uma mo­ti­va­ção po­lí­ti­ca ou se foi uma mo­ti­va­ção pes­so­al.”

A ex­plo­são fe­riu 29 pes­so­as que ti­ve­ram al­ta on­tem. Tam­bém cau­sou des­tro­ços no ele­gan­te bair­ro de Chel­sea, re­ple­to de ba­res e res­tau­ran­tes.

Ou­tro ar­te­fa­to ex­plo­si­vo foi en­con­tra­do sem ter si­do ex­plo­di­do a al­gu­mas qua­dras de dis­tân­cia, na rua 27.

Além dis­so, uma bom­ba ar­te­sa­nal foi co­lo­ca­da no sá­ba­do em No­va Jer­sey em uma rua de um even­to or­ga­ni­za­do pe­lo Cor­po de Ma­ri­nes. O ar­te­fa­to es­ta­va pro­gra­ma­do para ex­plo­dir no mo­men­to em que cen­te­nas de cor­re­do­res da com­pe­ti­ção de 5 km pas­sa­ri­am per­to da la­ta de li­xo. Mas o iní­cio da cor­ri­da de­mo­rou e a ex­plo­são não dei­xou ne­nhum fe­ri­do. As­sem­bleia da ONU O ata­que acon­te­ceu pou­cos di­as an­tes do en­con­tro de lí­de­res mun­di­ais em No­va York para a As­sem­bleia Ge­ral da ONU. Um con­tin­gen­te adi­ci­o­nal de 1.000 po­li­ci­ais es­ta­du­ais e agen­tes da Guar­da Na­ci­o­nal es­tão sen­do en­vi­a­dos para o lo­cal.

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer em­bar­cou on­tem para No­va York e fa­rá, ama­nhã, o dis­cur­so de aber­tu­ra da as­sem­bleia.

| JUSTIN LANE/REU­TERS

Pre­fei­to (no cen­tro) e go­ver­na­dor (à di­rei­ta) on­tem em Chel­sea

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.